Dona Dorothi

Aos 90 anos, pernambucana se reinventa e retorna à universidade

Blog Nordeste Pernambuco

Dorothi Lira da Silva, nascida em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, protagoniza uma história inspiradora de determinação e amor pelo conhecimento. Após uma vida dedicada ao ensino da matemática, aos 90 anos de idade, decidiu voltar à sala de aula, mas desta vez como aluna.

Com cinco graduações já conquistadas em pedagogia, ensino religioso, ciências físicas e biológicas e matemática, Dorothi decidiu que era hora de buscar mais um diploma. Este ano, ela começou a cursar jornalismo e encontrou na universidade uma forma de se manter ativa e continuar aprendendo.

Em uma entrevista, Dorothi compartilhou suas motivações: “Eu gosto do ambiente acadêmico, de estudar, de estar sempre em dia. E agora que me aposentei, é uma ocupação também”. Sobre a escolha do jornalismo, ela revelou que sempre teve o desejo de ter “vez e voz” desde os tempos em que lecionava.

“Ter uma colega de classe com 90 anos de idade é uma experiência enriquecedora para os estudantes.” Rebeca Lamin, companheira de classe de Dorothi, destacou a importância de tê-la na turma, enquanto os professores ressaltaram a riqueza da experiência de vida que ela traz para as discussões em sala de aula.

Para o professor Christiano de Souza, Dorothi não apenas aprende, mas também ensina com sua vasta experiência: “Ela traz com sua experiência de vida a parte prática em alguns aspectos, porque sempre, diante de uma aula ou um tema que a gente aborda, ela gosta sempre de trazer sua experiência, daquilo que ela vivenciou e vivência no seu dia a dia”.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *