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CNH Carteira Nacional de Habilitação — Foto: g1

O governo divulgou nesta semana as regras para instrutor autônomo — ou seja, sem vínculo obrigatório com uma autoescola — para obtenção da nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mudanças atingem tanto a categoria de moto quanto a de carros.

A permissão para realizar aulas práticas de direção sem precisar estar vinculado a uma autoescola é uma das mudanças propostas pelo Ministério dos Transportes.

Em entrevista à GloboNews em julho, o ministro da Pasta, Renan Filho, afirmou que o governo já estuda formas de reduzir o custo da CNH, e indicou que o Brasil poderá deixar de exigir a realização de curso em autoescola para a emissão da carteira.

“O ponto de partida para quem gosta de dirigir e deseja ingressar nesse mercado, é verificar se cumpre os requisitos básicos antes de realizar o curso específico de formação, necessário para obter a Carteira de Identificação Profissional de instrutor autônomo, que será disponibilizado gratuitamente no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran)”, informou o governo em nota.

Veja os requisitos fundamentais para que o instrutor tenha autorização para participar do processo de emissão da CNH:

Durante as aulas práticas de direção, o instrutor deve portar os seguintes documentos:

“O instrutor estará sujeito à possibilidade de fiscalização por parte dos órgãos de trânsito, que podem realizar inspeções a qualquer momento para garantir que as atividades estejam sendo realizadas de acordo com a legislação”, informou o Ministério dos Transportes.

O projeto para mudar a formação dos motoristas ainda segue em consulta pública, até o dia 2 de novembro.

Em quais países se exige

Embora pareça contraintuitiva, essa prática já se adota em diversos países. Alguns estados dos Estados Unidos não exigem a participação em cursos, e o mesmo ocorre no Canadá e no Japão, por exemplo.

Ainda assim, para obter a CNH de seu país, o cidadão precisa atender a uma idade mínima definida e passar em exames teóricos e práticos.

Veja abaixo como é o processo para obter a licença em alguns países:

Estados Unidos

Assim como ocorre com muitas leis, as regras para obter a licença de motorista nos Estados Unidos variam de estado para estado, já que as normas de trânsito são responsabilidade de cada unidade federativa.

A ponto de cada estado emitir uma habilitação com visual, disposição das informações e até formato de foto distintos: enquanto a Califórnia utiliza fotografia colorida e destaca o número e a validade em vermelho e com fonte maior, Washington D.C. adota retrato em preto e branco, com todos os dados no mesmo tamanho e sem destaque.

Porém, o processo para obter a carteira de motorista varia entre os estados, mas, em média, os americanos precisam:

Argentina

Para conseguir o documento, os argentinos não precisam de autoescola, mas seguem essas regras:

México

O México também não possui um sistema nacional de emissão de habilitação, e as regras de trânsito variam de estado para estado. No país, é possível começar a dirigir ainda na adolescência, sem a obrigatoriedade de frequentar uma autoescola.

No México, em média, estas são as regras:

Chile

O Chile adota regras mais semelhantes às do Brasil, com diretrizes unificadas para todo o país. No entanto, os chilenos não tem obrigação de frequentar autoescola para obter a carteira de habilitação. Veja a seguir os passos necessários para conseguir a licença:

Alemanha

Assim como no Brasil, a legislação alemã é rigorosa e exige a realização de aulas em autoescola. Veja a seguir os passos necessários para que os alemães obtenham a autorização para dirigir legalmente no país:

Portugal

Assim como na Alemanha, Portugal também exige a frequência em autoescola como parte do processo para o cidadão obter a habilitação, desde que:

Canadá

No Canadá, a autoescola não é obrigatória, e além disso as regras são semelhantes às adotadas nos Estados Unidos. Dessa forma, um canadense precisa:

Japão

O Japão se destaca por oferecer ao candidato a opção de frequentar ou não uma autoescola. Assim sendo, caso o japonês escolha seguir o modelo semelhante ao brasileiro, ele recebe algumas facilidades que não estão disponíveis para quem decide estudar as regras de trânsito por outros meios. O funcionamento é o seguinte:

G1

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