Um acidente com um ônibus escolar neste domingo (24), na Serra da Barriga, na cidade de União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana, deixou pelo menos 17 mortos, de acordo o governo de Alagoas. Os corpos estão em um local de difícil acesso e ainda não foram identificados.
Outros 29 passageiros ficaram feridos. Alguns foram socorridos e encaminhados para o Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, e estão recebendo os primeiros atendimentos. Os mais graves foram levados de helicóptero à capital Maceió.
Conforme o governo, boa parte das vítimas são crianças que participavam de um projeto para ver o pôr do sol na Serra. Os passageiros estavam a caminho do Quilombo dos Palmares. A estrada está mais movimentada do que de costume em decorrência das atividades na região do mês da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.
Ainda não há confirmação se o ônibus escolar faz parte da frota da Prefeitura de União ou se é particular.
Ribanceira de cerca de 400 metros
A informação preliminar é de que o veículo desceu de ré por cerca de 400 metros capotando e caiu na ribanceira. Muitos dos passageiros estavam sem cinto de segurança, e foram arremessados.
O governo disponibilizou 21 leitos de UTI Pediátrica e 3 de UTI para adultos, de acordo com recomendação da equipe médica.
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, encaminhou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o resgate, e fez um alerta geral para todos os hospitais da rede pública para receberem as vítimas dessa tragédia.
Em suas redes sociais, o governador lamentou o acidente e decretou luto de três dias. “Recebi com extrema tristeza a notícia da tragédia ocorrida em União dos Palmares, que tirou vidas e deixou muitas pessoas feridas. Neste momento de imensa dor, o Governo de Alagoas decreta luto oficial por três dias em respeito às vidas perdidas e manifesta total solidariedade às famílias e amigos das vítimas”.