O espanhol Carlos Alcaraz é finalista olímpico no tênis. O atual campeão de Roland Garros se classificou para a final nas Olimpíadas de Paris 2024 com uma vitória sobre o canadense Félix Auger-Aliassime, na semifinal, nesta sexta-feira. O atual número 3 do mundo dominou assim o 19º do ranking da ATP por 2 sets a 0, com duplo 6/1, em 1h15m de jogo, no mesmo saibro do Grand Slam francês.
“Medalha! Isso significa tudo para mim, mas ainda falta o domingo!”
— Carlos Alcaraz
Na campanha do título de Roland Garros, há dois meses, Alcaraz havia batido por fim Auger-Aliassime por 3 sets a 0, nas oitavas de final. A partida nos Jogos Olímpicos foi então apenas a segunda entre os dois no saibro.
Alcaraz está em sua primeira participação olímpica e garantiu então uma medalha com a classificação para a decisão. A final será neste domingo, contra quem levar a melhor na outra semifinal desta sexta, entre o sérvio Novak Djokovic e o italiano Lorenzo Musetti.
Aos 21 anos e 91 dias no dia da final, Alcaraz pode ser o mais jovem tenista a ser campeão olímpico de simples na história. O recorde é do americano Vincent Richards, que levou o ouro em Paris 1924, com 21 anos e 123 dias (diferença de apenas 32 dias), também no saibro. O espanhol já é o finalista de simples mais jovem desde a volta do tênis ao programa olímpico, em Los Angeles 1984 – o suíço Marc Rosset foi prata em Seul 1988, aos 21 anos e 275 dias. Em toda a história, é o finalista de simples mais jovem desde o americano Robert Leroy, prata em St. Louis 1904.
Alcaraz pode ser por fim o segundo tenista na história a vencer Roland Garros e o ouro olímpico de simples no mesmo ano. Somente o também espanhol Rafael Nadal conseguiu tal feito, há 16 anos, quando ganhou o Grand Slam francês e o ouro em Pequim 2008.
Alcaraz também disputou as duplas em Paris 2024. Ele e Rafael Nadal foram eliminados nas quartas de final, diante dos americanos Austin Krajicek e Rajeev Ram, na quarta passada.
O jogo
Com um Alcaraz bastante firme, Auger-Aliassime teve dificuldade com o serviço, a ponto de sofrer três quebras seguidas que encurtaram o primeiro set a 40 minutos. O canadense confirmou assim apenas o primeiro game de saque e depois cedeu os outros com uma dupla falta e dois erros não forçados.
Alcaraz continuou acelerando o jogo e somando bolas vencedoras, além de ser beneficiado pela oscilação do adversário. Outra dupla falta deu a quebra para o ex-número 1 do mundo no quarto game do segundo set. O espanhol buscou a quinta quebra da partida no sexto game, levando a melhor em disputa na rede, e então sacou com sucesso para o jogo.