Alcaraz – Foto: China Open

Pequim (China) – Na terceira final desta temporada entre os dois principais cabeças de chave do torneio, Carlos Alcaraz manteve a invencibilidade sobre Jannik Sinner em 2024 e bateu o italiano pela terceira vez no ano. A conquista do ATP 500 de Pequim veio com uma grande virada do espanhol, que foi agressivo do começo ao fim e gastou 3h21 para triunfar com o placar final de 6/7 (6-8), 6/4 e 7/6 (7-3).

A última derrota de Alcaraz para Sinner foi há um ano, na semi de Pequim. Ele lidera o retrospecto entre os dois com agora seis triunfos e quatro derrotas em nível ATP, tendo também batido o italiano em um duelo em nível challenger, cinco anos atrás em Alicante.

Com o título, o espanhol se torna o primeiro a vencer ATP 500 nos três pisos desde que a categoria foi criada (2009). Ele também é o mais jovem campeão na capital chinesa desde a conquista do cipriota Marcos Baghdatis em 2006. A conquista em Pequim é a quarta de Alcaraz na temporada e a 16ª na carreira.

Sempre tentando buscar mais a definição dos pontos, Alcaraz terminou o jogo com 55 bolas vencedoras e 59 erros não forçados, contra 31 winners de Sinner e 46 erros não forçados. Ele levou a melhor no aproveitamento em subidas à rede, vencendo 74% dos pontos contra 50% do italiano, e também teve desempenho superior com o saque (66% contra 60%).

Alcaraz perde chances e o primeiro set

Bastante agressivo no primeiro set, com 16 winners e 23 erros não forçados, Alcaraz teve tudo para sair na frente no placar, mas falhou nos momentos importantes e isso acabou custando caro para o espanhol, que converteu apenas 20% dos break-points que teve enquanto Sinner aproveitou metade das chances de quebra que conseguiu durante a disputa.

O espanhol anotou uma quebra no quarto game e administrou a vantagem até sacar em 5/3 para fechar, quando viu Sinner devolver o break. O italiano voltou a ser ameaçado no 12º game, quando precisou salvar um set-point com o saque. A decisão foi para o tiebreak, no qual Alcaraz teve mais dois set-points com 6-4, mas errou muito, perdeu os quatro pontos seguintes e assim a parcial.

Após susto, espanhol busca o empate

No segundo set, os dois sacadores prevaleceram nos seis primeiros games, sem dar chances aos rivais. Alcaraz manteve a agressividade maior, anotando oito bolas vencedoras a mais (18 a 10) e cometendo quatro erros não forçados também a mais (14 a 10). Ele teve as duas primeiras chances de quebra na parcial, ambas evitadas por Sinner no sétimo game.

Em seguida, o espanhol teve trabalho para confirmar, também salvou dois break-points e confirmou o serviço em um game longo. O sofrimento para garantir o saque fez Alcaraz embalar na reta final, ele conseguiu mais dois break-points no nono game, convertendo o segundo, e então sacou para fechar e venceu de zero, empatando assim o jogo e levando a definição para o terceiro set.

Novo tiebreak define o campeão

O terceiro set começou com Alcaraz jogando bem melhor e aproveitando o embalo. Ele conseguiu uma quebra no terceiro game e teve mais dois break-points no quinto para ampliar a vantagem, mas Sinner se segurou e evitou que o rival deslanchasse. As chances desperdiçadas pelo espanhol acabaram custando um pouco caro, já que no oitavo game foi a vez dele perder o serviço.

Alcaraz ainda teve mais um break-point a seu favor no 11º game e novamente não converteu. A definição foi então em mais um tiebreak, em que o espanhol largou muito mal, perdendo os três primeiros pontos da disputa, com dois mini-breaks de desvantagem. Porém, a recuperação foi imediata e incrível, com ele saindo de 0-3 para fazer 7-3 e levar o título em Pequim.

Tenis Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira os milhares de produtos disponíveis

Explore a nossa loja e encontre o que deseja com preços especiais. Confira as ofertas!