Raios são descargas elétricas formadas a partir do atrito do ar em movimento com as gotículas de água presentes nas nuvens – Foto: Freepik

Um jogador de futebol do time Familia Chocca, que disputa uma liga local no Peru, morreu ao ser atingido por raio neste domingo, 3 de novembro, durante uma partida em Huancayo, segundo a agência de notícias estatal peruana Andina. Outros quatro jogadores também ficaram feridos.

De acordo com Rodrigo Salvetti, geólogo e professor de ciências biológicas do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), os raios são descargas elétricas. Elas são formadas a partir do atrito do ar em movimento com as gotículas de água presentes nas nuvens.

“Quando as nuvens estão muito carregadas, o vento as desloca gerando o acúmulo de eletricidade estática, que pode se converter em uma descarga elétrica quando essas partículas eletricamente carregadas se chocam”, explica.

Ele esclarece que as descargas são muito comuns, e em geral se deslocam entre uma nuvem e outra. Mas podem ocorrer descargas que se direcionam da nuvem para o solo ou até do solo para a nuvem, conforme a polaridade das cargas elétricas.

Mas quando um raio pode atingir uma pessoa? “Os raios vão procurar os pontos de maior diferença de potencial para descarregarem sua carga elétrica. Isso pode ser um para-raio, uma árvore ou até uma pessoa; em geral, mas não exclusivamente, são os pontos mais elevados em algum ponto da superfície”, explica.

Isso pode acontecer em ambientes descampados, como praias, campos de pastagem e de futebol. “Onde quase tudo está ao nível do solo, a presença de um ser humano será o caminho mais fácil para ocorrer a descarga”, acrescenta Paulo Rezende, professor do curso de engenharia elétrica do Centro Universitário Braz Cubas.

Raio pode causar desde queimaduras à destruição dos tecidos e órgãos internos

Segundo Rezende, os danos causados pela passagem elétrica pelo corpo humano são inúmeros, podendo variar de queimaduras a destruição dos tecidos e órgãos internos, além de poder causar parada cardíaca, fibrilação, parada respiratória e danos no sistema nervoso.

“Tratando-se de uma descarga atmosférica, a situação se agrava muito. Uma pessoa atingida por uma descarga atmosférica tem pouca chance de sobreviver”, afirma.

Quando uma pessoa sobrevive à descarga elétrica, podem ocorrer sequelas. Elas vão depender do caminho da corrente elétrica pelo corpo e da qualidade do atendimento médico logo após o acidente.

No entanto, Salvetti reitera que ser atingindo por um raio é um acidente raro. “O mais comum é a pessoa ser atingida de forma indireta, recebendo a corrente pelo solo ou por ramificações laterais do eixo principal do raio”, explica. Ou seja, pessoas próximas do local ou da pessoa atingida também podem receber a descarga elétrica.

Como evitar ser atingido por um raio?

Para evitar ser atingido por um raio, alguns cuidados são necessários. Em geral, é importante buscar abrigo em um local protegido e isolado eletricamente.

“Pode ser dentro de um carro, casa, ou sob uma cobertura metálica aterrada”, afirma Salvetti. “É importante também estar calçado, de preferência com tênis ou botas de borracha, e evitar abrigo sob árvores ou torres metálicas, que conduzem facilmente a energia das descargas elétricas para o solo, provocando a descarga pelas ramificações laterais”, acrescenta.

Ao estar em um local descampado, é fundamental buscar lugares cobertos em caso de mudança de tempo.

Além disso, os cuidados também devem ocorrer dentro de casa. “Fique longe de janelas e portas de metal e, se possível, afastado das paredes, telefones com fio e chuveiro. Também evite usar celular enquanto ele estiver carregando”, orienta Rezende.

CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Explore a Shopee e encontre o que deseja com preços especiais. Confira as ofertas!