Beijo Gay

Brasileiros são contra beijo gay em novelas, diz pesquisa

Blog Brasil Geral

Conforme levantamento divulgado pela Genial/Quaest neste sábado (23), 55% da população brasileira se posiciona contrária à exibição de beijo gay em novelas da TV aberta. A pesquisa, realizada entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2023, ouviu 2.002 pessoas em 126 municípios de todo o país.

Ao passo que apenas 32% dos entrevistados manifestaram ser favoráveis à exibição de beijos entre homossexuais nas novelas, outros 13% não souberam ou não responderam.

A polêmica sobre a transmissão de beijos entre homossexuais ganhou destaque após a novela “Terra e Paixão”, exibida no horário nobre da Globo, ter mostrado uma cena de beijo entre os personagens Ramiro (Amaury Lorenzo) e Kelvin (Diego Martins) na última semana, com duração de cerca de 30 segundos.

As últimas novelas da emissora a apresentarem beijo gay foram “Vai na Fé” (2023), no horário das 19 horas, e o remake de “Pantanal” (2022), às 21 horas. Ambas as cenas tiveram apenas um “selinho” e foram breves. A Globo chegou a vetar as sequências na novela das sete.

O beijo gay sempre foi um tabu na televisão brasileira. Em “América” (2006), na Globo, a primeira cena do tipo chegou a ser gravada, mas não foi ao ar, gerando comoção. O canal liberou o beijo entre dois homens pela primeira vez alguns anos depois, em “Amor à Vida” (2013).

A exibição do beijo entre Ramiro e Kelvin gerou polêmica nas redes sociais.
Enquanto alguns internautas apoiaram a emissora, defendendo a cena como uma forma de representatividade para a comunidade LGBTQIA+, outros criticaram a Globo, alegando que a emissora forçou a cena e que ela não representa a realidade brasileira.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *