Boqueirão.

Açude de Boqueirão atinge mais de 50% da capacidade

Blog Nordeste Paraíba

Nesta sexta-feira, 15 de março, uma excelente notícia chega de Boqueirão, na Paraíba. O açude Epitácio Pessoa atingiu mais de 50% da capacidade, marcando um marco significativo para a região. De acordo com dados da Aesa, o reservatório de 466.525.964 m³ está com pouco mais de 235 milhões de m³, representando 50,38% de sua capacidade.

Esse índice é o mais alto em três anos, sendo a última vez que o açude de Boqueirão ultrapassou os 50% em janeiro de 2021.

Localizado no Agreste do estado, o açude de Boqueirão é uma importante fonte de abastecimento não só para o município. Assim como para outros sete municípios vizinhos, incluindo Campina Grande, Queimadas, Pocinhos, Caturité, Riacho de Santo Antônio e Barra de São Miguel.

Sua criação remonta ao final da década de 1950, sendo inaugurado em 1957. Recebendo águas do Rio Paraíba, incluindo as provenientes da transposição do Rio São Francisco (eixo leste), o açude enfrentou desafios nos últimos anos.

O nome oficial do reservatório homenageia o único Presidente do Brasil nascido na Paraíba, enquanto o termo popular faz referência à formação geográfica singular criada pelas águas do Rio Paraíba, que esculpiram uma “garganta de serra ou boqueirão” na Serra de Carnoió.

Além do açude de Boqueirão, nesta sexta-feira (15), há 10 reservatórios sangrando, 83 em normalidade, 26 em observação e 16 em situação crítica. O reservatório com o maior índice percentual de capacidade é o da Vazante, em Diamante, que ultrapassou os 10 milhões de m³ em um reservatório com capacidade para pouco mais de 9 milhões de m³.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *