Na noite desta quarta-feira, 23 de outubro, o Botafogo deu um passo gigante rumo à final da Copa Libertadores 2024 ao golear o Peñarol do Uruguai por 5 a 0, no Engenhão, no Rio de Janeiro. A partida, válida pelas semifinais da competição, começou truncada, com um primeiro tempo marcado por muita catimba dos uruguaios e poucas chances de gol. No entanto, a Estrela Solitária voltou do intervalo com outra postura e atropelou o adversário.
O placar foi aberto logo aos 3 minutos do segundo tempo, com Savarino, que finalizou com o pé direito do lado direito da área, após uma jogada bem trabalhada. Em seguida, apenas sete minutos depois, aos 10, Alexander Barboza ampliou com o pé esquerdo, aproveitando escanteio e mostrando presença na grande área. O terceiro gol veio aos 14 minutos, novamente com Savarino, que finalizou de forma precisa e praticamente garantiu o controle da partida para o Botafogo.
Aos 28 minutos, Luiz Henrique, considerado o craque da partida, fez o quarto gol em um contra-ataque rápido. Finalizando com o pé esquerdo do lado esquerdo da área, o arremate foi inapelável. Para fechar a goleada, Igor Jesus marcou de cabeça, após mais um contra-ataque fulminante, aos 35 minutos, consolidando os 5 a 0 no placar.
Com esse resultado expressivo, o Botafogo pode até perder por 4 gols de diferença na partida de volta, que será disputada na próxima quarta-feira, dia 30 de outubro, em Montevidéu, que ainda assim garantirá sua vaga na tão sonhada final da Libertadores. A torcida alvinegra já sonha com o título, enquanto o time mostrou que está pronto para conquistar a América.