O Botafogo-PB se prepara para viver o seu quinto episódio em fases finais de Série C do Brasileiro. A expectativa pelo acesso à segunda divisão nacional é grande, mas, nesta temporada, ganhou uma injeção de motivação inédita. É que, desde 2014, nove clubes que estiveram no topo da tabela de classificação, ao término da primeira fase, conseguiram conquistar uma vaga na Série B. Em 2024, o Belo não só conquistou a liderança, como também alcançou 41 pontos, chegando ao recorde de pontoação no atual formato da disputa.
Vale lembrar que, desde que os paraibanos voltaram a figurar na Terceirona, o clube competiu em três formatos diferentes. Entre 2014 e 2021, o torneio era disputado na primeira fase com duas chaves regionais, compostos por 10 equipes. Quatro clubes de cada grupo se classificavam para o mata-mata e se cruzavam para definir quem garantia o acesso à Segundona nacional. Neste molde, o Botafogo-PB ficou no quase em 2016 e 2018, deixando as chances escaparem nos minutos finais, em confrontos de ida e volta contra Boa Esporte e Botafogo-SP, respectivamente. Também nesta fórmula, seis times que conseguiram liderar suas chaves conseguiram sucesso em seus compromissos decisivos.
Em 2020, a primeira fase era disputada da mesma forma, mas já passou a garantir as subidas à Série B através do quadrangular. Somente em 2021 que o time pessoense conseguiu participar da primeira série de seis jogos em busca da ascensão de divisão, mas ficou devendo em bons resultados, caindo na última rodada para o Ituano, no Novelli Júnior.
A boa notícia para o Alvinegro da Estrela Vermelha começou por fim a ser escrita a partir de 2022. Desde que o formato da competição se transformou para que todos os clubes da Série C se enfrentassem em jogos apenas de ida, com 19 rodadas disputadas, todas as equipes que finalizaram a primeira fase no topo da tabela de classificação conseguiram os seus acessos. Foi assim com o Mirassol, em 2022, e também com o Operário, em 2023. Será assim, também, com o Belo?
Confira a lista dos líderes da 1ª fase desde 2014
- 2014:* Fortaleza e Tupi
- 2015:* Fortaleza e Londrina (subiu)
- 2016:* Fortaleza e Guarani (subiu)
- 2017: *Sampaio Corrêa (subiu) e São Bento (subiu)
- 2018:* Náutico e Botafogo-SP (subiu)
- 2019:* Náutico (subiu) e Ypiranga-RS
- 2020:* Santa Cruz e Ypiranga
- 2021:* Paysandu e Novorizontino (subiu)
- 2022: Mirassol (subiu)
- 2023: Operário-PR (subiu)
*Edições com formato regionalizado