CNU

Fortes chuvas no Rio Grande do Sul adiam o Concurso Nacional Unificado (CNU)

Blog Brasil Geral

As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul resultaram então no adiamento do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como ‘Enem dos Concursos’, em todo o Brasil. Nesta sexta-feira, 3 de maio, uma fonte do governo confirmou a decisão à comentarista Vera Magalhães. Ainda não há uma nova data definida para a realização das provas.

Contudo segundo Vera Magalhães, os ministros estavam divididos sobre a decisão, levando em consideração questões técnicas, os gastos extras e o risco de judicialização. A determinação está passando por ajustes finais e a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, a divulgará oficialmente em coletiva de imprensa, marcada para as 15h desta sexta-feira.

O edital original não contempla a possibilidade de adiamento, mesmo em casos de desastres naturais. Além disso, a prova não dispõe de um banco de questões, como no Enem. Isso levanta questões sobre a garantia de que a prova tenha o mesmo nível de dificuldade em diferentes datas e locais.

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública devido às chuvas, que já resultaram em ao menos 28 mortes, segundo a Defesa Civil. Mais de 147 municípios enfrentam danos, com milhares de pessoas desabrigadas e desaparecidas. A situação é grave, com áreas ainda sem energia elétrica e água.

Os alertas meteorológicos se estendem até sexta-feira, 3 de maio, e a previsão é de que as chuvas continuem até domingo, 5 de maio. O estado enfrenta uma das piores crises climáticas de sua história recente, exigindo medidas de emergência e solidariedade para lidar com as consequências devastadoras.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *