O curta Pulmão de Pedra, gravado na cidade de Nova Palmeira, no Seridó paraibano, foi destaque no 33º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. O curta-metragem venceu o Troféu Mucuripe de Melhor Roteiro, o Prêmio da Crítica – Abraccine e o Prêmio Canal Brasil.
O filme foi lançado oficialmente no dia 26 de novembro de 2022, no Espaço Cultural Professora Leuzinha do Centro de Educação Popular (CENEP).
Abordando a temática da atividade de extração mineral artesanal (garimpo), o problema da Silicose e protagonizado pelo artista local João de Deus de Oliveira Sobrinho, popularmente conhecido como Joãozinho de Agripino, o curta-metragem tem 15 minutos de duração.
Rodado no município nova-palmeirense em janeiro de 2022, o curta Pulmão de Pedra foi dirigido pelo Cineasta paraibano Torquato Joel. O filme foi um dos grandes destaques do festival.
O 33º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes.