Um grupo de jovens participou de um torneio amistoso de basquete, passando-se pela seleção colombiana. O evento fazia parte de uma competição internacional organizada pela Rússia, que promoveu um amistoso de basquete com as seleções de Venezuela e Colômbia, além do time Parma BC, da cidade de Perm. A federação local segue proibida de participar de competições oficiais devido à invasão à Ucrânia.
O torneio marcou a tentativa de retorno da Rússia a jogos internacionais. A seleção russa enfrentou os supostos representantes da Colômbia, vencendo com uma diferença significativa de 41 a 2 no primeiro quarto e concluindo a partida com um placar de 155 a 53. No segundo jogo, a seleção venezuelana também venceu os colombianos, desta vez por 107 a 58.
As discrepâncias no desempenho das equipes levaram o comitê russo a investigar a autenticidade da seleção colombiana. Após verificações, foi descoberto que os participantes não eram atletas da seleção oficial da Colômbia. Em resposta, o comitê russo decidiu suspender o torneio.
A federação colombiana emitiu um comunicado oficial para confirmar que não se tratava de uma seleção da sua federação ou de uma equipe de treinamento. Além disso, a federação anunciou que tomaria medidas legais contra o torneio pelo uso indevido de sua imagem, seu logotipo e da bandeira colombiana.
O presidente da federação russa, o ex-NBA Andrei Kirilenko, explicou que a federação recorreu ao canal de comunicação oficial da Colômbia para organizar a Copa da Amizade na na Russia.
– Gostaríamos de enfatizar que todas as nossas interações com a equipe do governo colombiano foram realizadas exclusivamente através de canais de comunicação oficiais. Nossa posição permanece a mesma: todas as comunicações e coordenação são realizadas apenas através de fontes verificadas e oficiais – disse Kirilenko.
O que se sabe é que Christian David Mosquera Duran, colombiano residente na Rússia que aparece com o número 6 na foto do time, foi o autor de toda a história. Mosquera invadiu a conta de e-mail da federação colombiana e conseguiu enganar os organizadores russos, que não verificaram as identidades dos jogadores antes da partida. Christian, que também conseguiu passagens aéreas e hospedagem em hotel quatro estrelas para os companheiros de time, é jogador da terceira divisão do basquete 3×3 na competição local de Kazan.