Filme nacional fora do Oscar

Filme nacional: nenhuma produção brasileira foi indicada ao Oscar 2024

Blog Brasil Geral

Nesta quinta-feira, 21 de dezembro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista de filmes que poderão ser indicados ao Oscar 2024. Dos 15 nomes inicialmente selecionados, apenas cinco concorrerão à estatueta, marcando uma intensa competição no cenário cinematográfico internacional. E, mais uma vez, nenhum filme nacional foi incluído em nenhuma categoria.

O Brasil depositou suas esperanças no filme documental “Retratos Fantasmas”, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho. Apesar de ter sido apresentado no prestigiado Festival de Cannes, o filme nacional não obteve destaque suficiente para integrar a lista do Oscar.

Entretanto, outros filmes brasileiros, como “Elis e Tom – Só Tinha de Ser com Você”, que explora os bastidores da gravação de um álbum icônico da MPB, e “Incompatível com a Vida”, um drama tocante sobre aborto, também não conseguiram chamar a atenção dos membros da academia de Hollywood.

Dessa forma, a última vez que um filme nacional marcou presença no Oscar com produção brasileira foi em 2020, com o documentário “Democracia em Vertigem”. O filme mistura política e memórias pessoais numa análise sobre a ascensão e queda de Lula e Dilma Rousseff e a polarização da nação

Filmes icônicos, como “Central do Brasil”, que recebeu indicações de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, e “Cidade de Deus”, indicado nas categorias de Melhor Edição, Roteiro e Direção, permanecem como referências memoráveis na história do cinema brasileiro no Oscar.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *