Fumaça em Manaus

Fumaça em Manaus continua e dificulta navegação

Blog Brasil Geral

Manaus continua envolta em fumaça de queimadas pelo quarto dia consecutivo, no sábado, 14 de outubro. A cidade está encoberta por uma nuvem cinzenta, e a qualidade do ar permanece péssima em várias áreas da capital.

De acordo com a escala da plataforma Selva, que mede os níveis de poluição do ar de 0 a 160 µg/m3, Manaus está registrando valores superiores a 200 µg/m3 (microgramas por metro cúbico).

A fumaça das queimadas começou a invadir Manaus em agosto deste ano e agravou-se em setembro e no início de outubro. Desde quarta-feira, dia 11, várias cidades do Amazonas estão cobertas por essa fumaça.

No dia 13 de outubro, a visibilidade prejudicou quem precisava viajar de barco, levando os pilotos a navegar com mais cautela, especialmente na região do Porto da Ceasa, em Manaus.

Ney Sampaio, piloto de uma embarcação que realiza travessias de passageiros pelo rio, comentou que na quinta-feira, dia 12, foi particularmente difícil enxergar durante as viagens.

Conforme Ney, a maioria das embarcações utiliza GPS para navegação. Porém, as menores, que não possuem esse recurso, tiveram dificuldades e algumas até se perderam durante a travessia, tendo que esperar o amanhecer para retornar.

Funcionários do Porto da Ceasa, responsáveis por organizar a entrada de veículos em balsas maiores para a travessia, relataram tumultos nas filas para embarque. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada, informando que houve dificuldades na entrada dos veículos nas balsas, mas os agentes normalizaram o fluxo em seguida.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *