Gato gigante

Gato Xartrux com 1,3 metro pode entrar para o Guinness Book

Brasil Geral

Tutores do gato Xartrux, Márcia Oliveira e Jean Martins, residentes em Jaú, interior de São Paulo, vivem uma situação peculiar há pelo menos seis anos: o felino, com 1,30 metro e pouco mais de 10 quilos, desafia os limites do tamanho e pode conquistar o título de maior gato do mundo.

O casal protocolou em janeiro a documentação e as fotos exigidas pelo Guinness Book, o livro dos recordes. Dessa maneira, Xartrux agora é oficialmente um dos candidatos ao posto de maior gato do mundo.

O retorno da solicitação está previsto para ocorrer entre o fim de abril e o início de maio, quando o Guinness Book realizará uma medição oficial, com a presença de um jornalista, um fotógrafo e um juiz, para confirmar o tamanho do animal.

Com 6 anos de idade, Xartrux é um gato da raça maine coon, conhecida pelo gigantismo de seus espécimes. A raça de gatos é considerada a maior de todas. Os machos dessa raça têm em média 1,10 metro, e as fêmeas apenas 10 centímetros a menos.

O tamanho do gato atestado pelos tutores supera o do maior gato vivo atualmente, que mede 1,19 metro e é italiano, da mesma raça. O recordista anterior era Swetie, que chegou a 1,23 metro, mas faleceu em 2016.

Apesar de sua estatura gigantesca e da pelagem abundante, típica da raça, a tutora Márcia afirma que Xartrux já foi o “anão” da turma, mas logo se desenvolveu e chamou a atenção pelo crescimento desproporcional. Agora, aguardam ansiosamente pelo veredito do Guinness Book para verem Xartrux entrar para a história como o maior gato do mundo.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *