PoA

Nível do Lago Guaíba em Porto Alegre deve retornar a patamares normais no final de maio, aponta previsão

Blog Brasil Geral

O cenário das inundações em Porto Alegre e região metropolitana parece caminhar para uma estabilização, conforme indicam as últimas previsões do IPH (Instituto de Pesquisa Hidráulicas) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Segundo o cenário mais otimista, o nível do lago Guaíba retornaria aos patamares próximos ao início das inundações somente no dia 31 de maio.

Entretanto, essa projeção leva em consideração um cenário pouco provável, onde não haveria chuvas ou ventos significativos nas próximas duas semanas. Contudo, já nesta sexta-feira (16), as chuvas retornaram ao Rio Grande do Sul.

Os modelos meteorológicos, que indicam a presença de chuvas no horizonte, sugerem que a situação atual pode persistir até junho. Sem chuvas e ventos, o nível de 3 metros, que é a cota de transbordamento, seria alcançado somente no último dia do mês. No entanto, outros modelos preveem que, na mesma data, o nível das águas estará em torno de 3,5 metros. Ao meio-dia de hoje, o Guaíba estava marcando 4,92 metros.

Niveis de inundação do Rio Guaíba

As áreas de Porto Alegre e da região metropolitana estão sofrendo com as inundações desde o dia 2 de maio. Após um pico no nível do lago no dia 8 (5,33 metros), seguiu-se uma queda, um novo aumento no dia 12 e, desde então, uma nova redução.

O IPH também alerta para a previsão de mais chuvas na próxima semana, com acumulados de mais de 150 mm em alguns locais nos próximos dez dias. Além disso, o vento soprando do sul dificulta o escoamento da água do Guaíba para a lagoa dos Patos, contribuindo para a manutenção do alto nível do lago.

Em algumas regiões de Porto Alegre, a água começou a baixar parcialmente, devido ao reacionamento das casas de bombeamento de água. Das 23 estações, nove estavam em funcionamento no início desta tarde.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *