Rio Guaíba

Nível do Rio Guaíba em Porto Alegre finalmente começa a baixar após dias de enchentes

Blog Brasil Geral

Após uma semana de preocupação devido às enchentes que assolaram a região sul do Brasil, finalmente há um sinal de alívio em Porto Alegre. O nível do rio Guaíba, que atingiu níveis preocupantes nos últimos dias, baixou para 4,93 metros às 13h15 desta quinta-feira, 9 de maio. Essa é a primeira vez desde o sábado, dia 4, que o rio registra uma queda em seu nível, conforme indicado pela medição feita pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá.

As atualizações sobre o nível do rio estão sendo divulgadas várias vezes ao dia pelo Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic) por meio das redes sociais. Na manhã de quarta-feira, dia 8, o rio Guaíba estava em 5,12 metros, diminuindo para 5,04 metros no fim do dia de ontem. Às 7h30 desta quinta-feira, o nível permaneceu em 5,04 metros, mas baixou para 4,93 metros na medição mais recente.

Enquanto isso, o triste saldo das inundações continua a aumentar. O número de óbitos confirmados subiu para 107, de acordo com o boletim das 12h divulgado pela Defesa Civil Estadual nesta quinta-feira, em comparação com os 100 registrados até a quarta-feira, dia 8. Além disso, 136 pessoas continuam desaparecidas, seis a mais do que no último boletim. As fortes chuvas afetaram de alguma forma 425 das 497 cidades gaúchas.

Até o momento, cerca de 1.476.170 pessoas foram afetadas pelo desastre, com 26.092 a mais do que na última atualização. Destas, 67.542 encontram-se em abrigos, 164.583 estão desalojadas e há 374 feridos.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *