Neste domingo, o ciclista caicoense Sidney Medeiros Fernandes, de 73 anos, partirá de Engenheiro Coelho rumo à sua cidade natal, Caicó, no Rio Grande do Norte, em uma bicicleta. O trajeto previsto é de 3.000 km, e Sidney deve chegar a Caicó no próximo dia 26.
O ciclista veio do Nordeste há mais de 52 anos para viver no estado de São Paulo. Sidney morava em São Caetano do Sul, mas se mudou para Engenheiro Coelho para, nas palavras dele, “ter sossego”.
Ao longo de 26 dias, Sidney percorrerá 10 rodovias federais e 13 estradas sob jurisdição estadual, passando por cerca de 16 cidades.
Dedicação ao ciclismo
Foi depois de se aposentar que Sidney encontrou o desejo de se dedicar ao ciclismo. Hoje em dia, ele pedala mais de 6 horas por dia e faz questão de divulgar sua rotina de atleta nas redes sociais.
Sidney segue a fé cristã e é membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Segundo ele, sua façanha não visa grandes reconhecimentos pessoais. Na verdade, o que ele deseja é divulgar o nome de Caicó, demonstrar a importância da atividade física para idosos e declarar sua fé. “Que Jesus seja crível, temível e adorado”, diz.
Caicó foi fundada em 16 de dezembro de 1868 e integra a região do Seridó, área semiárida conhecida pela produção de algodão. Rica culturalmente, a cidade tem atrativos nacionalmente reconhecidos, como a Festa de Sant’Ana, uma tradição religiosa, e os famosos “bordados de Caicó”.
Festividade de Sant’Ana
A Festa de Sant’Ana é uma das maiores festividades religiosas do Rio Grande do Norte, atraindo anualmente fiéis de todo o estado. Sua programação inclui missas, novenas, procissões e shows. Em 2024, a festividade completa 276 anos de existência, e seu nome não é à toa: a santa católica padroeira de Caicó é Santa Ana.
Outra das tradições de Caicó, os bordados, movimentam bastante a economia do município. “Embora a agricultura seja a principal fonte de renda de muitas famílias, especialmente na zona rural do Seridó, as bordadeiras de Caicó colaboram de maneira significativa para a renda familiar da região”, descreve um artigo do Sebrae, sobre a tradição que complementa a renda de famílias caicoenses.
Para sua jornada, Sidney contará com o apoio de sua companheira, Vitória, com quem é casado há 49 anos, além dos incentivos e orações de amizades que ele vem cultivando há 52 anos, através da fé adventista.
Felipe Pessoa