Iga Swiatek em ação no Madrid Open — Foto: Robert Prange/Getty Images

A tenista Iga Swiatek, atual número 2 do ranking mundial, recebeu uma suspensão de cerca de um mês em caso de doping. Ela fazer uso da substância proibida trimetazidina (TMZ), divulgou a Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA), nesta quinta-feira. A atleta polonesa testou positivo em uma amostra coletada em agosto deste ano. A tenista ficou afastada de competições entre 22 de setembro a 4 de outubro, período em que deixou de jogar três torneios.

A Agência aceitou a defesa da jogadora, que alegou que a contaminação pela substância ocorreu de maneira não intencional. Na ocasião, Swiatek disse ter ingerido melatonina, um medicamento para controle de insônia e jet lag, fabricado e vendido na Polônia. Após a tenista e sua equipe prestarem depoimentos, que também contou com a análise de dois laboratórios credenciados pela Agência Mundial Antidoping (Wada), a investigação concluiu que a ingestão não foi proposital.

– A jogadora foi suspensa provisoriamente de 22 de setembro a 4 de outubro, perdendo três torneios. O que conta para a sanção, restando oito dias – disse a ITIA em um comunicado.

Como o produto contaminado era um medicamento regulamentado no país de origem da atleta, sem nenhuma falha ou negligência significativa comprovada, a ITIA ofereceu para Iga Swiatek uma suspensão curta de um mês, que foi aceita por ela.

Além da pena, a tetracampeã de Roland Garros também teve que abdicar do prêmio em dinheiro recebido pela presença no WTA 1000 de Cincinnati, primeiro campeonato realizado após o incidente. Durante o torneio, Swiatek chegou até as semifinais e caiu diante de Aryna Sabalenka, atual número 1 do ranking.

GE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Explore a Shopee e encontre o que deseja com preços especiais. Confira as ofertas!