O Instagram revelou nesta quinta-feira, 11 de abril, novas medidas destinadas a proteger os jovens menores de idade de chantagens envolvendo fotos íntimas. Uma das principais mudanças é a implementação de um mecanismo que funcionará como um controlador de nudez por padrão para contas de menores de idade.
Capucine Tuffier, responsável pela proteção infantil da Meta France, afirmou que o Instagram automaticamente desfocará as imagens de natureza sexual enviadas por mensagens. Além disso, a Meta limitará as interações entre usuários jovens e contas identificadas como possíveis chantagistas.
“Tal mecanismo visa proteger os destinatários de conteúdos íntimos indesejados, dando-lhes a opção de visualizar ou não a imagem”, explicou Tuffier à AFP.
Além disso, a Meta implementará mensagens de conscientização sobre a chantagem sexual com fotos, conhecida como sextorsion, enviadas tanto ao remetente quanto ao destinatário das imagens. Essas mensagens alertarão sobre os riscos associados ao compartilhamento de conteúdo sensível, destacando a possibilidade de capturas de tela e a transferência de informações por pessoas mal-intencionadas.
“Temos como objetivo reduzir a criação e o compartilhamento desse tipo de imagem”, afirmou Tuffier.