O seu produto no melhor preço
José Patriota — Foto: Reprodução / TV Globo

Morreu, na manhã desta terça-feira, 17 de setembro, o deputado estadual José Patriota (PSB). Ele estava internado no Recife em tratamento contra um câncer no fígado.

José Patriota fazia tratamento de saúde

José Patriota tinha 63 anos e fazia tratamento desde 2018. Durante esse período, presidiu a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), cargo que ocupou por cinco mandatos no período de 10 anos.

O corpo do deputado estadual será velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), das 10h às 13h, e depois seguirá para ser sepultado em Afogados da Ingazeira, no Sertão, cidade onde construiu sua trajetória política.

Em Afogados da Ingazeira, o velório acontece à noite, no Centro Desportivo Municipal. No município, exerceu mandatos como vereador, vice-prefeito e prefeito.

José Patriota deixa esposa, quatro filhos e duas netas.

Perfil

José Coimbra Patriota Filho nasceu em 9 de outubro de 1960, em Tabira, no Sertão do Pajeú, mas cresceu no Sítio Carnaúba, em Afogados da Ingazeira.

De origem rural, desde cedo se envolveu com as questões dos trabalhadores da região. Nesse meio tempo foi assessor da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetape).

Eleito deputado estadual em 2022, Patriota dedicou mais de 40 anos à militância e à gestão pública.

Além dos cargos para os quais eleito em Afogados da Ingazeira e da gestão da Amupe, José Patriota ocupou funções como a presidência do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural) e suas versões para a Zona da Mata e o Grande Recife — o ProMata e o ProMetrópole.

Repercussão

A governadora Raquel Lyra (PSDB) decretou luto oficial de três dias no estado em razão da morte do político. Em nota, prestou solidariedade aos familiares e amigos, e disse que recebeu “com tristeza a notícia do falecimento do amigo e deputado José Patriota, um homem público que pautou sua vida pela defesa do Sertão e dos municípios pernambucanos”.

Também em nota, o presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Sileno Guedes, disse que Patriota defendia com vigor os interesses do povo pernambucano.

“Registramos também o nosso desejo de que, da saudade que fica e da tristeza que agora sentimos, tiremos forças para levar adiante o seu legado em defesa de tempos melhores para nossas cidades e comunidades rurais, que é onde as pessoas vivem e onde precisam que as políticas públicas cheguem cada vez mais fortalecidas, como ele tanto defendia”, disse o texto.

Presidente ressaltou história

O presidente da Alepe, Álvaro Porto, ressaltou a trajetória política de José Patriota. Junto a trajetória, o seu talento para a negociação e a busca do entendimento.

“Por onde passou, fez da gentileza e do diálogo sua filosofia de trabalho, sempre defendendo a causa municipalista e o povo do sertão. E não foi diferente na Alepe, onde, com sua vasta experiência de homem público, deu uma enorme contribuição para debates e construção de entendimentos. Exímio negociador, de fácil relacionamento, era querido e admirado por quem convivia com ele”, destacou Álvaro Porto.

A Alepe decretou luto oficial e suspendeu todas as atividades legislativas desta terça-feira em homenagem ao parlamentar.

A Amupe relembrou, em nota, as conquistas para o municipalismo pernambucano alcançadas durante a liderança de Patriota, entre elas a criação do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), além da atuação no combate à seca e na Confederação Nacional de Municípios (CNM).

“A Amupe agradece profundamente a dedicação e o compromisso de José Patriota ao longo de sua vida pública, certos de que seu legado continuará a inspirar gerações futuras de gestores municipais”, disse a associação.

G1 PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira os milhares de produtos disponíveis

Explore a nossa loja e encontre o que deseja com preços especiais. Confira as ofertas!