A Marinha do Brasil resgatou oito tripulantes da embarcação “Burra Leiteira”, que ficou à deriva a 95 milhas náuticas do litoral de Natal, o equivalente a 175 quilômetros. O resgate aconteceu nessa quinta-feira, 6 de junho.
Marinha do Brasil e a ação coordenada para o resgate
A Marinha tomou conhecimento da situação no final da manhã da quarta-feira, 5 de junho. Após receber a informação, iniciou uma Operação de Busca e Salvamento, coordenada pelo Salvamar Nordeste, que deslocou o Navio-Patrulha (NPa) Grajaú para o local.
Mobilização eficaz
Adicionalmente, a Força Aérea Brasileira acionou a aeronave H-36 Caracal do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV), que confirmou a situação da embarcação à deriva.
Resgate bem-sucedido
Por volta das 06h dessa quinta-feira, 6 de junho, o NPa Grajaú chegou à área de busca e iniciou o resgate dos tripulantes. Os resgatados foram transportados para Natal e chegaram à Base Naval às 20h, onde receberam atendimento médico da Marinha, confirmando boas condições de saúde.
Investigação em andamento
A Marinha informou que um inquérito administrativo será instaurado para apurar as causas e circunstâncias do ocorrido, garantindo transparência e responsabilidade.