Hospital

Alerta de meningite: óbito de adolescente amplia preocupações na Paraíba

Blog Nordeste Paraíba

A triste notícia da morte de uma adolescente de apenas 12 anos levanta então preocupações sobre a possibilidade de um surto de meningite na Paraíba. A Secretaria Estadual de Saúde notificou 48 casos da doença, com 18 casos confirmados, resultando em dois óbitos desde o início do ano. Caso os exames confirmem a suspeita, este será o terceiro falecimento registrado por meningite apenas em 2024.

A população é alertada a buscar assistência médica imediata ao apresentar sintomas associados à meningite. Ela é uma doença grave que pode evoluir rapidamente e causar então complicações sérias se não for tratada adequadamente.

A adolescente deu entrada no Hospital Regional de Sousa no dia 3 de maio. Diante da gravidade do quadro, os médicos transferiram-na então para o Hospital Noaldo Leite, em Patos, onde seu estado de saúde se deteriorou rapidamente.

Após ser intubada em Patos, com uma hemodinâmica inicialmente estável, a jovem apresentou posteriormente um quadro neurológico crítico. Os resultados dos exames que serão realizados no Laboratório Central (Lacen) aguardam para confirmar o diagnóstico de meningite.

Sintomas da meningite

Os sintomas da meningite podem variar, dependendo do tipo de agente causador da infecção. Nos casos provocados por vírus, os sintomas tendem a ser mais leves, assemelhando-se aos de uma gripe ou resfriado comum. Entre os sintomas estão febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito. Em bebês, podem-se observar outros sintomas, como moleira tensa ou elevada, gemidos ao serem tocados, inquietação com choro agudo, rigidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo “mole” e sem força.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *