Moeda

Banco Central lança moeda em comemoração aos 200 anos da primeira Constituição do Brasil

Blog Brasil Economia

Nesta quinta-feira, 11 de abril, o Banco Central anunciou então o lançamento de uma moeda comemorativa em celebração aos 200 anos da primeira Constituição do Brasil. A peça, produzida em prata, terá o valor de R$ 5 cravado em sua face e terá uma tiragem inicial de três mil unidades.

Destinada a colecionadores, a moeda será produzida pela Casa da Moeda e cada unidade será vendida por R$ 440. A venda será exclusivamente pelo site Clube da Medalha e está prevista para começar ainda nesta quinta-feira.

A apresentação da moeda ocorreu em um evento no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Contou com a presença de representantes do Banco Central, da Casa da Moeda e da Câmara. Uma das faces da moeda terá gravada a ilustração do livro manuscrito da primeira Constituição do país, outorgada por D. Pedro I, juntamente com as legendas “Primeira Constituição”, “Poder Legislativo”, “200 Anos” e “1824-2024”.

Na outra face, a moeda terá a representação do Palácio do Congresso Nacional, em Brasília. Com ilustrações dos plenários da Câmara e do Senado ao fundo. Além disso, estarão gravadas as legendas “BRASIL”, “2024” e “5 REAIS”.

O diretor de Administração do Banco Central, Rodrigo Alves Teixeira, destacou que o lançamento da moeda é uma forma de contribuir para que a lembrança da primeira Constituição brasileira permaneça viva na memória do país. A Constituição, outorgada por D. Pedro I em 25 de março de 1824, estabeleceu uma monarquia constitucional hereditária e instituiu o Poder Legislativo bicameral, entre outros aspectos.

Além de homenagear os 200 anos da primeira Constituição, o Banco Central já lançou diversas moedas comemorativas ao longo de sua história, incluindo duas peças em 2022 para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *