A Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, implementará nas próximas semanas uma série de mudanças significativas em suas políticas de moderação de conteúdo. Isso conforme anunciado na terça-feira, 7 de janeiro, por Mark Zuckerberg. E isso poderá impactar diretamente o seu feed do Facebook, do Instagram e do Threads.
Veja a seguir o que deverá acontecer – segundo informações do portal Business Insider:
1- Gama maior de pontos de vista, incluindo alguns controversos
Para tentar reduzir os casos de remoção acidental de conteúdo por meio de suas ferramentas de moderação automatizadas, a Meta informou que eliminará uma série de restrições sobre tópicos como imigração, identidade de gênero e gênero, que são objeto de debates e discursos políticos frequentes.
“Não é certo que as coisas possam ser ditas na TV ou no plenário do Congresso, mas não em nossas plataformas”, declarou a Meta em comunicado.
Na prática, isso significa que deverão aparecer em seus feeds posts com diversos pontos de vistas sobre os mais variados assuntos, e muitos deles poderão ser bem controversos.
2- Violações menos graves não serão analisadas, a menos que as pessoas denunciem
A Meta flexibilizará as diretrizes sobre a aplicação de violações de políticas e aumentará o nível de remoção de conteúdo.
“Vamos mudar a forma como aplicamos nossas políticas para reduzir o tipo de erro que é responsável pela grande maioria da censura em nossas plataformas. Até agora, temos usado sistemas automatizados para escanear todas as violações de política, mas isso resultou em muitos erros e muito conteúdo sendo censurado que não deveria ter sido”, destacou a empresa.
No mesmo comunicado, acrescentou que irá focar seus sistemas no combate a violações ilegais e de alta gravidade, como terrorismo, exploração sexual infantil, drogas, fraudes e golpes.
“Para violações de política menos graves, vamos depender de alguém relatando um problema antes de tomarmos qualquer ação. Também rebaixamos muito conteúdo que nossos sistemas preveem que pode violar nossos padrões. Estamos no processo de nos livrar da maioria desses rebaixamentos e exigir maior confiança de que o conteúdo viola o restante. E vamos ajustar nossos sistemas para exigir um grau muito maior de confiança antes que um conteúdo seja removido”, complementou.
3- Mais conteúdo político
A Meta disse que, desde 2021, promoveu mudanças para reduzir a quantidade de conteúdo cívico que as pessoas veem – postagens sobre eleições, política ou questões sociais. Isso aconteceu com base no feedback dos usuários, que relataram que queriam ver menos desse tipo de informação.
Mas agora as coisas vão mudar. “Vamos começar a implementar isso de volta no Facebook, Instagram e Threads com uma abordagem mais personalizada para que as pessoas que desejam ver mais conteúdo político em seus feeds possam”, afirmou.
Também recomendaremos mais conteúdo político com base nesses sinais personalizados e estamos expandindo as opções que as pessoas têm para controlar quanto desse conteúdo elas veem”.
4- Fim das notas de verificação de fatos
Outra mudança que a Meta aplicará é o fim da verificação de fatos de terceiros, lançada em 2016 para reduzir a disseminação de desinformação no Facebook, Instagram e, mais recentemente, Threads.
Em seu lugar, entrará um programa de Notas da Comunidade. “Vimos essa abordagem funcionar no X, onde eles capacitam sua comunidade a decidir quando as postagens são potencialmente enganosas e precisam de mais contexto, e pessoas de diversas perspectivas decidem que tipo de contexto é útil para outros usuários verem”, salientou a companhia.
Disse que ainda acha que “essa pode ser uma maneira melhor de atingir nossa intenção original de fornecer às pessoas informações sobre o que estão vendo, e uma que seja menos propensa a preconceitos”.
Assim que o programa estiver funcionando, a Meta não escreverá Notas da Comunidade nem decidirá quais delas serão exibidas. Elas são escritas e classificadas por usuários contribuintes.
“À medida que fazemos a transição, nos livraremos do nosso controle de verificação de fatos, pararemos de rebaixar o conteúdo verificado e, em vez de sobrepor avisos intersticiais em tela cheia nos quais você precisa clicar antes mesmo de ver a postagem, usaremos um rótulo muito menos intrusivo, indicando que há informações adicionais para aqueles que desejam vê-las”, completou.