O número de pessoas mortas por enchentes e deslizamentos de terra provocados por fortes chuvas no fim de semana no Nepal chegou a 193, enquanto os trabalhos de recuperação e resgate foram intensificados, disseram autoridades na segunda-feira, 30 de setembro.
Um comunicado da polícia informou que 31 pessoas ainda estão desaparecidas e 96 pessoas ficaram feridas em todo o país do Himalaia.
Muitas das mortes ocorreram na capital Kathmandu, que recebeu chuvas pesadas e grande parte da parte sul da cidade foi inundada.
Pelo menos três ônibus indo para Kathmandu e presos no engarrafamento em uma rodovia foram soterrados por um deslizamento de terra que matou três dúzias de pessoas.
O clima melhorou no domingo, 29 de setembro, e na segunda-feira, 30 de setembro, permitindo trabalhos de resgate e recuperação.
A polícia e os soldados estão auxiliando nos esforços de resgate, enquanto equipamentos pesados são usados para limpar os deslizamentos de terra das estradas.
O governo anunciou então que fecharia escolas e faculdades em todo o Nepal pelos próximos três dias. A temporada de chuvas intensas começa em junho e geralmente termina em meados de setembro.
Espera-se que o número de mortos aumente conforme os relatos chegam de vilas por todo o país montanhoso.