Uma nova onda de calor está prestes a atingir os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul até esta sexta-feira, 15 de março, de acordo com informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Prevê-se que em algumas regiões as temperaturas alcancem até 5°C acima da média, podendo chegar a impressionantes 40°C.
Diante desse cenário, o instituto emitiu um “alerta de perigo”, válido até o fim da onda de calor. O aviso de temperaturas elevadas começou a valer desde segunda-feira, 11 de março.
A capital São Paulo será uma das cidades afetadas pela onda de calor, com temperaturas previstas entre 17°C e 35°C ao longo do dia. Em Belo Horizonte, os termômetros devem oscilar entre 18°C e 35°C, havendo ainda a possibilidade de chuvas intensas.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial, o fenômeno meteorológico El Niño que estamos experimentando atualmente está entre os cinco mais fortes já registrados. O El Niño corresponde ao aquecimento de uma grande parte do Pacífico tropical e ocorre periodicamente, com duração de nove a 12 meses, em intervalos de dois a sete anos.