
A 14 dias da cerimônia do Oscar 2025, Ainda Estou Aqui sofreu mais um revés na disputa entre as produções que concorrem a melhor filme Internacional.
No último domingo, 16 de fevereiro, o longa dirigido por Walter Salles perdeu a categoria no BAFTA, e terminou a corrida ao Oscar sem nenhuma vitória em premiações.
Ainda Estou Aqui concorreu em Melhor Filme Estrangeiro/em Língua Não Inglesa no Globo de Ouro, no Critic’s Choice Awards e também no BAFTA.
Nas duas ocasiões perdeu para Emilia Pérez, filme francês estrelado por Karla Sofía Gascón. As recentes polêmicas envolvendo a estrela do longa pareciam abrir espaço para Ainda Estou Aqui, mas o BAFTA mostrou que a disputa entre os filmes está muito acirrada para o Oscar.
O Globo de Ouro ocorreu antes das polêmicas de Karla Sofia Gascón e o filme conquistou vários prêmios além de Melhor Filme Estrangeiro como Atriz Coadjuvante e Melhor Filme de Musical ou Comédia.
Foi na ocasião também que Fernanda Torres conquistou o prêmio de Melhor Atriz de Drama, abrindo portas para as indicações de Ainda Estou Aqui no Oscar.
O BAFTA era a última esperança de Ainda Estou Aqui de ser escolhido como melhor filme estrangeiro em alguma premiação antes do Oscar.
O último evento de cinema antes da grande noite será o Prêmio do Sindicato dos Atores, conhecido como SAG Awards, que ocorre no dia 23 de fevereiro. Com foco nos atores e atrizes, o SAG deixou Fernanda Torres de fora das indicações e deixou Ainda Estou Aqui de fora da cerimônia.
Diferentemente das outras premiações listadas, o Oscar ainda está com votação aberta e esteve no meio de acontecimentos que podem favorecer Ainda Estou Aqui na corrida por Melhor Filme em Língua Não Inglesa, como a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, a estreia mundial de Ainda Estou Aqui nos Estados Unidos e também as polêmicas de Emilia Pérez e Karla Sofia Gáscon.
O Oscar será no dia 2 de março e Ainda Estou Aqui está indicado em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres.
Ainda Estou Aqui nas premiações
O filme Ainda Estou Aqui estreou internacionalmente no Festival de Veneza de 2024, um dos mais prestigiados do mundo. Na ocasião, o filme fez parte da seleção oficial e garantiu o prêmio de Melhor Roteiro.
Na campanha para a indicação do longa ao Oscar, Fernanda Torres foi agraciada como Melhor Atriz Estrangeira pela Critics Choice Association no Celebration of Latino Cinema & Television.
A brasileira também foi escolhida como Melhor Atriz de Drama na cerimônia do Globo de Ouro. Na ocasião, ela afirmou que não esperava ganhar o prêmio e que já estava satisfeita apenas por ter sido indicada.
O filme de Walter Salles foi indicado em três categorias do Oscar 2025, que será realizado em 2 de março: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Torres.