A edição de 2024 de Roland Garros está começando então com um toque especial para o tênis brasileiro. Com Gustavo Heide, Felipe Meligeni Alves, Thiago Monteiro e Laura Pigossi garantindo vagas nas chaves principais de simples através do qualificatório, o Brasil terá seis representantes no torneio pela primeira vez em 36 anos, juntando-se a Thiago Wild e Beatriz Haddad Maia, já garantidos pelo ranking.
A última vez que o Brasil teve tantos jogadores em um Grand Slam foi em 1988, também em Roland Garros, com quatro mulheres e três homens. Naquela ocasião, participaram da chave principal Gisele Miró, Luciana Corsato, Niege Dias, Patrícia Medrado, Cássio Motta, Luiz Mattar e Marcelo Hennemann. Corsato, Motta, Mattar e Hennemann conseguiram avançar para a segunda rodada, enquanto os outros foram eliminados na estreia.
Essa classificação de quatro homens e duas mulheres também iguala feitos do passado. O último registro de tantos nomes no masculino foi em 2011, no US Open, com João Souza, Ricardo Mello, Rogério Dutra Silva e Thomaz Bellucci. Em Roland Garros, o feito mais recente era de 2009, com Franco Ferreiro, Marcos Daniel, Thiago Alves e Thomaz Bellucci.
No feminino, Andrea Vieira e Luciana Corsato foram as últimas a jogarem juntas em Roland Garros, em 1990. No entanto, Beatriz Haddad Maia e Laura Pigossi já haviam participado de Wimbledon em 2022 e do Australian Open do ano passado.