
A tenista inglesa Emma Raducanu jogava o WTA de Dubai quando se desestabilizou com uma presença aterrorizante na plateia. A atleta reconheceu um stalker na arquibancada do estádio e começou a chorar. Abalada, ela reportou o caso ao árbitro e as imagens rodaram as redes sociais. A situação aconteceu na terça-feira, 18 de fevereiro.
No momento em que viu o homem, a partida estava no segundo game do primeiro set. Raducanu perdeu as duas primeiras parciais e chorando foi até ao árbitro relatar a presença do stalker.
Stalker é o termo usado para designar uma pessoa que persegue a outra de forma obsessiva, muitas vezes com ameaças e invasões à vida privada. Esse indivíduo pode ou não ter ligação prévia com a vítima.
No caso do perseguidor da tenista, ela já o tinha visto no dia anterior, quando foi abordada por ele em uma área pública de maneira invasiva. A conduta da atleta, naquele momento, foi de pedir a retirada do homem da arquibancada.

Veja o momento em que a tenista Raducanu reconhece o stalker
Em seguida, após a partida de terça, a Associação de Tênis Feminino (WTA, na sigla em inglês) se pronunciou. Em nota, a organização confirmou que tomaram medidas imediatamente após o reconhecimento do perseguidor.
“Abordaram Emma Raducanu em uma área pública por um homem que demonstrou comportamento obsessivo. Este mesmo indivíduo foi identificado nas primeiras fileiras durante o jogo de Emma e subsequentemente retirado (…) Ele será banido de todos os eventos da WTA enquanto aguarda uma avaliação de ameaça”, diz comunicado.
A WTA ainda garantiu que dará todo o suporte necessário para que a tenista se recupere do trauma. “Estamos trabalhando junto com Emma e sua equipe para garantir seu bem-estar e oferecer qualquer apoio necessário. A segurança das jogadoras é nossa prioridade”, ressaltou.
Confira a nota na íntegra
A situação, infelizmente, é familiar para Emma. Isso porque, há três anos, um stalker foi até sua casa e levou um sapato do pai dela como “lembrança”. Sendo assim, puniram o homem com uma ordem de restrição por cinco anos.
No Brasil, se considera a prática de stalking crime desde 2021. A lei 14.132/21 prevê de seis meses a dois anos de reclusão e multa para quem realizar perseguição reiterada, seja pessoalmente ou via internet, ameaçando a integridade física e psicológica da vítima.
Atualmente, aos 22 anos, Emma Raducanu, é considerada uma das estrelas do tênis feminino depois de vencer o US Open de 2021 quando ainda era uma adolescente, com apenas 18 anos.
Na partida de terça, a inglesa acabou perdendo para Karolina Muchova por 2 sets a 0 (7/6 e 6/4). O jogo era válido pela segunda rodada do WTA de Dubai.