ATR 72-500, modelo da VoePass que caiu, pode voar com velocidade máxima de 511 km/h e tem uma autonomia de de 1.324 quilômetros

A Voepass anunciou na 4ª feira (25.set.2024) a demissão de diretores e mudanças no comando da empresa. A decisão se dá mais de 1 mês depois da queda do avião da companhia que deixou 62 mortos em Vinhedo, no interior de São Paulo.

Em nota (leia a íntegra ao final deste texto), a empresa de aviação civil comunicou a substituição dos diretores Eric Cônsoli (manutenção), David Faria (segurança operacional) e Marcel Moura (operações). A Voepass declarou reconhecer e agradecer as “importantes contribuições” que os executivos desempenharam na companhia.

Leia abaixo as mudanças:

Em 9 de agosto, um avião da Voepass (antiga Passaredo) caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, e matou 62 pessoas. A aeronave, do modelo ATR-62, havia decolado de Cascavel e tinha como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos. É considerado o acidente mais grave na aviação comercial brasileira desde 2007.

A dificuldade de reação em casos graves de acúmulo de gelo é um fator que especialistas em aviação indicam como hipótese para explicar a queda do ATR-72 da Voepass em Vinhedo, no interior de São Paulo. A área em que caiu o avião tinha um alerta de alto risco de congelamento.

Eis a íntegra da nota divulgada pela Voepass:

“A Voepass Linhas Aéreas informa que o Presidente e cofundador, José Luiz Felício Filho, assume a liderança executiva e a gestão direta das operações, mantendo o cargo de presidente e acumulando a Chefia de Operações como COO (Chief Operating Officer).

“Felício é piloto há mais de 30 anos, sendo o comandante mais antigo da empresa com mais de 10.000 horas de voo, está na presidência da companhia desde 2004 construindo uma base com diretrizes sólidas e sempre pautada pelas melhores práticas internacionais para garantir a segurança operacional de todos.

“Eduardo Busch, que exercia o cargo de CEO, passa a liderar a frente de questões jurídicas da companhia como Chief Legal Officer (CLO).

“Anuncia também que Carlos Alberto Costa, executivo que está na empresa desde junho de 2022, comandante Diego Hangai, há 13 anos na VOEPASS, e o comandante Raphael Limongi assumem, respectivamente, as Diretorias de Manutenção, de Segurança Operacional e de Operações. Ressaltamos apenas que as indicações para estes cargos de liderança estão sob aprovação da ANAC, conforme regulação vigente.

“Com mais de 35 anos de experiência na Indústria Aeronáutica, Carlos Alberto Costa já ocupou diversas posições de liderança, assim como a diretoria de Manutenção & MRO, em outras companhias aéreas. É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Paulista, com MBA em Gestão de Projetos (FGV) e em Finanças (IBMEC) e Especialização em Negócios (Fundação Dom Cabral).

“Diego Hangai é Comandante e Instrutor de Linha Aérea com mais de 18 anos de experiência na aviação, sempre atuando na gestão de operações e segurança operacional. É formado em Ciências Aeronáuticas e tem MBA em gerenciamento de projetos pela FGV.

“Raphael Limongi, piloto de aeronave com experiência nacional e internacional, está há 15 anos no mercado de aviação e já passou por cargos de liderança na chefia de pilotos, de Flight Standards, de treinamento e de Equipamento, além de ter sido gestor da área de garantia de qualidade operacional de voo (FOQA – Flight Operational Quality Assurance) na DSO (Diretoria de Segurança Operacional). É pós graduado em segurança de voo. 

“Eric Cônsoli, que estava à frente da Chefia de Manutenção, David Faria, da Diretoria de Segurança Operacional, e Marcel Moura, Diretoria de Operações, deixam a companhia. A VOEPASS reconhece e agradece as importantes contribuições que os executivos desempenharam na trajetória da empresa.

“Ao longo de seus 29 anos de história, a VOEPASS está dedicada ao propósito de desenvolver a aviação regional com segurança e qualidade, conectando cidades do interior a grandes centros, e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do País. Nos últimos 3 anos, a Voepass transportou mais de 2,7 milhões de passageiros em mais de 66.000 voos”.

Poder360

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