O seu produto no melhor preço
Morteza Mehrzad, da seleção de vôlei sentado do Irã, tem 2,46m e é o segundo homem mais alto do mundo — Foto: Jens Büttner/picture alliance via Getty Images

Um dos destaques da vitoriosa seleção masculina de vôlei sentado do Irã, Morteza Mehrzad é o atleta paralímpico mais alto da história e o segundo homem mais alto do mundo, atrás apenas do turco Sultan Kosen, que tem 2m51. Ouro na Rio 2016 e em Tóquio 2020 com o Irã, o atleta busca sua terceira medalha dourada nas Paralimpíadas de Paris 2024. Na manhã deste domingo, 1 de setembro, ele venceu mais uma etapa ao ajudar o Irã a derrotar o Brasil por 3 sets a 0, ainda pela fase de grupos. Depois da partida, o jogador brasileiro Wellington Platini comentou que Morteza é tão alto que parece jogar outro esporte.

– Tem toda uma estratégia. Ele, como pega muito alto, a bola vem de cima para baixo, a gente deita para tentar defender. Mas às vezes pega na paralela, vem mais para o fundo… Não tem o que fazer, 2,46m. A gente está jogando voleibol sentado e ele está jogando outro esporte. A altura dele favorece muito. Mas é bacana ver um cara assim, dessa altura, no alto rendimento. A história dele é bacana também, para caramba… Jogar com a gente, para mostrar que o nosso esporte é alto rendimento de verdade.

Iraniano dorme no chão por falta de cama

Morteza é tão grande que está tendo que dormir no chão na Vila Paralímpica de Paris 2024, segundo o técnico da seleção iraniana de vôlei sentado, Hadi Rezaeigarkani, em entrevista ao Olympics.com.

— Em Tóquio eles fizeram uma cama especial, mas infelizmente não aqui. Ele vai deitar no chão. Ele não tem uma cama especial, mas tem um objetivo mais importante em mente. Não importa para ele se vai deitar no chão ou se não vai ter o suficiente para comer. Ele tem a cabeça voltada para se tornar campeão — disse o treinador.

Morteza, de 36 anos, tem acromegalia, síndrome causada pelo aumento do hormônio de crescimento. Aos 16 anos, o iraniano sofreu uma queda de bicicleta e fraturou a pélvis. Por causa do acidente, ele ficou com a perna esquerda 15 cm mais longa do que a direita.

Em 2015, ele começou no vôlei sentado e se tornou mais uma arma da fortíssima seleção iraniana, dona de sete ouros e duas pratas nas últimas nove edições de Paralimpíadas. A estreia foi na Rio 2016. O Irã havia ficado com a prata em 2012, mas retornou ao topo do pódio com a ajuda de Mehrzad, que marcou incríveis 28 pontos na final. Em 2020, novo ouro. Na partida desta manhã, Mehrzad marcou nove pontos.

GE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira os milhares de produtos disponíveis

Explore a nossa loja e encontre o que deseja com preços especiais. Confira as ofertas!