É comum que, ocasionalmente, as pessoas levantem durante a noite para urinar. No entanto, se isso se torna uma ocorrência frequente, pode ser um sinal de alerta indicando a presença de algum problema subjacente.
Para homens e mulheres com mais de 50 anos, fazer uma visita ao banheiro durante a noite é considerado normal. A partir dos 65 anos, duas vezes por noite também é uma ocorrência comum. Nos homens, o aumento da próstata ou, mais raramente, o câncer de próstata podem ser causas subjacentes para essas idas mais frequentes.
A principal causa da noctúria, termo médico para a vontade de urinar durante a noite, é o envelhecimento e o enfraquecimento dos músculos da pelve, além das alterações no funcionamento dos rins que são características do envelhecimento. No entanto, a noctúria não está exclusivamente associada à idade ou à próstata: padrões de sono perturbados e medicamentos, incluindo remédios para a pressão arterial, também podem desempenhar um papel importante.
É importante ressaltar que a noctúria não é uma doença por si só, mas pode ser um sinal de alerta indicando a necessidade de procurar ajuda médica. Muitas doenças podem estar por trás desse problema, desde a obstrução da uretra e infecções urinárias até condições como diabetes, insuficiência cardíaca e ansiedade, além das questões relacionadas à próstata.
Além disso, o estilo de vida também pode influenciar a frequência das idas ao banheiro durante a noite. Por exemplo, consumir café e chá preto à noite, devido à cafeína, pode desencadear uma necessidade frequente ou urgente de urinar.
Sugestões para reduzir as visitas noturnas ao banheiro
- Reduza o consumo de sal, pois a ingestão excessiva de sal pode levar os rins a produzir mais urina.
- Evite ir ao banheiro “por precaução”, pois isso pode enfraquecer a bexiga ao longo do tempo.
- Se tiver próstata aumentada, sente-se no banheiro em vez de ficar em pé, pois isso pode ajudar no fluxo de urina, relaxando os músculos ao redor da bexiga.
Ao adotar essas medidas e monitorar os sintomas, é possível reduzir a noctúria. Dessa maneira melhora a qualidade do sono, promovendo assim uma melhor saúde e bem-estar geral.