Cena do filme ‘Ainda Estou Aqui’. — Foto: Reprodução

filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, foi indicado para a categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no BAFTA 2025. O prêmio é o principal de cinema no Reino Unido, chamado de “Oscar britânico”.

longa, com Fernanda Torres como protagonista, já havia aparecido na pré-lista do prêmio no início de janeiro e confirmou a indicação. Essa foi a única que a produção poderia ter, já que não esteve na pré-lista em outras categorias – havia expectativa em Atriz com Torres, o que acabou não acontecendo.

Em entrevista ao Jornal da CBN, a atriz Valentina Herszage, que interpreta Veroca, filha mais velha de Eunice Paiva, acompanhou ao vivo com os âncoras o momento da indicação. Ela reagiu dizendo que, a cada indicação, fica cada vez mais sem palavras, uma sensação intraduzível.

“Meu Deus, gente! Gente, que fantástico! É tanta coisa boa, a gente não sabe nem mais como reagir, a gente vai ficando sem palavras, assim. No Globo de Ouro eu estava viajando, estava no hotel, assim, quando a Viola chamou o Fernanda, foi uma sensação, assim, intraduzível Uma coisa muito nova, é muito… Nossa, que incrível, gente! Que incrível levar o filme para esses lugares todos, assim. Fazer com que muita gente assista, porque o objetivo é sempre esse, quando a gente faz um filme.”

Além de “Ainda Estou Aqui”, também foram indicados na categoria “Emilia Pérez”, “Tudo que Imaginamos como Luz”, “A Semente do Fruto Sagrado” e “Kneecap”.

A cerimônia de entrega dos prêmios será em 16 de fevereiro.

A indicação dá ainda mais força para o filme estar na lista final do Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional. Segundo veículos de imprensa americanos, ainda há possibilidade de aparecer em Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado. O anúncio tem sido adiado por conta dos incêndios em Los Angeles e, atualmente, está marcado para 23 de janeiro. A cerimônia segue agendada para 2 de março.

“Ainda Estou Aqui” retrata a história de Eunice Paiva em busca do reconhecimento do estado pela morte do marido, o ex-deputado Rubens Paiva, durante a ditadura militar brasileira. O longa é baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, filho do casal, de mesmo nome.

Veja a lista completa de indicados:

Melhor Filme

Melhor Direção

Melhor Ator

Melhor Atriz

Melhor Ator Coadjuvante

Melhor Atriz Coadjuvante

Melhor Elenco

Melhor Roteiro Original

Melhor Roteiro Adaptado

Melhor Filme em Língua Não Inglesa

Melhor Filme Britânico

Melhor Primeira Direção, Roteiro ou Produção de um britânico

Melhor Animação

Melhor Documentário

Melhor Fotografia

Melhor Edição

Melhor Figurino

Melhor Maquiagem e Cabelo

Melhor Design de Produção

Melhor Som

Melhor Trilha Sonora

Melhores Efeitos Especiais

CNB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite as centenas de ofertas, R$9 milhões em cupons e frete Grátis