
A cidade de Gavião Peixoto, localizada em São Paulo, foi eleita a melhor para se viver no Brasil. Isso ocorreu de acordo com a nova pesquisa do Índice de Progresso Social (IPS) do Brasil. É a segunda vez que o município recebe esse título desde a primeira edição do estudo, lançado em 2024.
Gavião Peixoto fica a cerca de 300 km da capital paulista. Em 2024, a população estimada da cidade é de 4.797 pessoas, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na última avaliação do IBGE, em 2021, o PIB per capita da cidade correspondia a R$ 244.615,79 – o 28º melhor do país, de acordo com o IPS Brasil. Um dos destaques da cidade é a presença de uma unidade da Embraer. A empresa possui mais de 2.800 funcionários e uma pista considerada a quarta maior do mundo, com 4.967 metros de comprimento.
Conforme o portal do índice, a pesquisa avalia, em cada cidade brasileira, “se as pessoas têm o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e comunicação. Também avaliam se estão sendo tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação”.
O levantamento atribui uma nota de 0 a 100 a três áreas principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. Cada um desses tópicos possui 12 componentes. Ao todo, são colhidos 57 indicadores de fontes públicas das 5.570 cidades do Brasil.
Indicadores de Gavião Peixoto
A cidade paulista possui uma nota geral de 73,26. A área com maior pontuação é a de Necessidades Humanas Básicas, com 87,33. Em seguida, vêm Fundamentos do Bem-estar (69,07) e Oportunidades (63,4).
- Necessidades Humanas Básicas: entre os componentes que compõem esse tema, todos estão acima dos 80 pontos. Destacam-se Moradia (96,98), que verifica a qualidade das residências, e Água e Saneamento (88,69);
- Fundamentos do Bem-estar: a melhor avaliação nesse tema é em Acesso a Conhecimento Básico (81,26). Esse componente mensura questões relacionadas ao ensino fundamental e médio nas escolas. A segunda maior está em Acesso à Informação e Comunicação (74,67). Este sinaliza a qualidade da internet e da telefonia móvel;
- Oportunidades: nessa área, o indicador mais próximo da nota máxima é o de Inclusão Social (82,0). Verifica a quantidade de famílias em situação de rua, a paridade de gênero e de negros na câmara municipal, e violência contra indígenas, mulheres e negros. O segundo melhor desempenho de Gavião Peixoto está em Acesso à Educação Superior (73,15).