
Os dados são da Tabela Fipe, usada como base na edição 2025 do Qual Comprar, que avaliou mais de 180 carros vendidos nacionalmente para descobrir quais são os melhores em custo-benefício. Além disso, a ordem da lista a seguir corresponde aos modelos mais vendidos no acumulado do ano, segundo a Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave). Confira!
1) Fiat Strada – desvalorização: 14,8%
- Unidades emplacadas até julho de 2025: 75.592
Veículo mais vendido do Brasil há quatro anos consecutivos, a Fiat Strada segue na liderança no acumulado de 2025. Entretanto, apesar de ter predicados como a capacidade de carga de 650 kg e caçamba de 1.354 litros nas versões de cabine simples, a caminhonete de entrada tem uma desvalorização de 14,8%. Eleita a picape compacta com melhor custo-benefício no Qual Comprar 2025 da Autoesporte, a Strada tem assim a tabela entre R$ 111.990 e R$ 146.990.
Nas versões mais baratas, a Fiat Strada é vendida com motor 1.3 aspirado de 107 cv de potência e 13,4 kgfm. Assim sendo, o câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT que simula sete marchas. As configurações Ultra bem como Ranch são automáticas e usam o motor 1.0 turbo flex de 125 cv de potência com gasolina e 130 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm de torque com qualquer combustível.
2) Volkswagen Polo: 8,3%
- Unidades emplacadas até julho de 2025: 70.155
Carro de passeio mais vendido do Brasil em 2025, o Volkswagen Polo tem uma média de desvalorização em 8,3 %. O modelo, que foi contemplado pelo programa ‘Carro Sustentável’, está sendo vendido com valor a partir de R$ 87.845 na versão de entrada, a Track, e chega a R$ 131.650 na versão topo Highline.
A versão de entrada tem motor 1.0 12V de três cilindros naturalmente aspirado. Assim, são até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas.
Nas opções Sense e Highline usam o mesmo 1.0 de três cilindros e 12 válvulas, porém com turbo e injeção direta de combustível. Neste caso, são 116 cv de potência com etanol, além de 16,8 kgfm de torque com qualquer combustível. O câmbio é automático de seis marchas.
3) Fiat Argo: 6,8%
- Unidades emplacadas até julho de 2025: 54.432
O Fiat Argo é, ainda mais, outro modelo que está sendo oferecido com o benefício do IPI zero, com preços que partem de R$ 86.990 e vão a R$ 107.990. Entretanto em 2025, o hatch compacto, que passou por mudanças no visual e na lista de equipamentos na linha 2026, apresentou uma desvalorização de 6,8%.
Dessa forma, o Argo tem duas opções de conjunto mecânico, ambos aspirados. O primeiro é o motor 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm com etanol, sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas. Já o propulsor 1.3, também da família Firefly, oferece 107 cv de potência e 13,7 kgfm de força, neste caso com câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas.
4) Volkswagen T-Cross: 5,1%
Unidades emplacadas até julho de 2025: 53.551
Sendo assim o SUV mais vendido do Brasil, com 53.551 unidades licenciadas até julho, o Volkswagen T-Cross tem a menor desvalorização da lista, de 5,1%. O modelo, que tem preços entre R$ 119.990 e R$ 191.990, é equipado com o motor 1.0 turbo flex de três cilindros que desenvolve até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas.
Além disso, há o motor 1.4 TSI que equipa a versão topo Extreme. São até 150 cv bem como 25,5 kgfm de torque. E ainda mais, o câmbio é sempre automático de 6 marchas.
5) Hyundai HB20: 10,6%
- Unidades emplacadas até julho de 2025: 42.392
Quinto carro mais vendido do Brasil, o HB20 foi o grande vencedor na categoria hatch compacto do Qual Comprar 2025. Embora tenha as revisões mais baratas da categoria e custo-benefício vantajoso, fica um pouco atrás quando o assunto é desvalorização, chegando a 10,6%. Lembrando que o hatch compacto parte de R$ 87.990, considerando o desconto de R$ 12 mil do ‘Carro Sustentável’, e chega a R$ 130.590.
O modelo vem com motor 1.0 Kappa, três cilindros e 12 válvulas, aspirado flex de 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Nas versões mais caras entra em cena o 1.0 Kappa turbo flex GDi, que rende até 120 cv e 17,8 kgfm, aliado ao câmbio automático de cinco marchas.
6) Chevrolet Onix: 13,3%
- Unidades emplacadas até julho de 2025: 42.078
O Chevrolet Onix é o sexto carro mais vendido do país em 2025 e segundo da lista com o maior índice de desvalorização, com 13,3%. Na linha 2026, lançada recentemente, o hatch compacto recebeu uma reestilização visual e uma lista de equipamentos mais completa. Os preços ficam entre R$ 102.990, na versão de entrada, e R$ 130.190 na opção de topo RS.
Nas configurações mais baratas, o Onix traz o motor 1.0 aspirado flex de até 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque, sempre aliado ao câmbio manual de seis marchas. Já nas configurações mais caras, o motor 1.0 turbo flex de três cilindros e injeção direta perdeu 1 cv com gasolina e 6 cv com etanol, e entrega agora 115 cv. Os dados de torque não mudam; ou seja, temos 16,3 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol. O câmbio, neste caso, pode ser manual ou automático de seis marchas.
7) Fiat Mobi: 12,1%
- Unidades emplacadas até julho de 2025: 41.329
Carro de entrada da Fiat e um dos mais baratos do Brasil junto com o Renault Kwid, o Mobi tem uma desvalorização de 12,1% na revenda. O modelo chegou à linha 2026 em julho deste ano com uma renovação no exterior e interior. O valor para a configuração mais barata, que faz parte do programa Carro Sustentável, é de R$ 67.990. Ou seja, um desconto de R$ 13 mil em relação ao valor total. Já no topo chega a R$ 80.990.
Sobre o motor, o modelo é equipado com o 1.0 Firefly, que entrega 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.
8) Hyundai Creta: 11,7%
- Unidades emplacadas até julho de 2025: 39.032
O Hyundai Creta perde 11,7% do valor na hora da revenda, segundo os dados levantados no Qual Comprar 2025. O SUV, que sofreu mudanças radicais no ano passado, custa entre R$ 151.990 e R$ 199.590.
Ao contrário das configurações mais básicas, com motor 1.0 Kappa de 120 cv e 17,5 kgfm, a mais cara, Ultimate, vem com o motor 1.6, quatro-cilindros, 16V turbo, com injeção direta a gasolina de 193 cv de potência e 27 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com sete marchas e caixa banhada a óleo.
9) Toyota Corolla Cross: 7,6%
- Unidades emplacadas até julho de 2025: 36.955
R$ 182.990 a R$ 207.990. Essa é a faixa de preço do Toyota Corolla Cross, que tem desvalorização média de 7,6%. A versão 2.0 aspirada flex desenvolve 175 cv e 20,9 kgfm e vem atrelado ao câmbio automático CVT que simula 10 marchas.
Já a versão XRX Hybrid traz o motor 1.8 flex aliado a duas unidades elétricas. O conjunto é capaz de desenvolver discretos 122 cv combinados e 16,6 kgfm de torque gerados pelo motor elétrico. São 53 cv a menos que as versões a combustão. O câmbio é chamado pela Toyota de e-CVT, mas na verdade é uma caixa transeixo que faz a junção e distribuição inteligente de forças entre o torque do motor elétrico e 1.8 aspirado de ciclo Atkinson.
10) Honda HR-V: 7,1%
- Unidades emplacadas até julho de 2025: 36.085
O Honda HR-V, eleito o SUV compacto de melhor custo benefício no Qual Comprar 2025, ocupa o 10° lugar da lista dos mais vendidos do Brasil e registra uma desvalorização de 7,1% na revenda. O modelo, com preços entre R$ 163.200 e R$ 209.990, é vendido com duas opções de motor, aspirado e turbo.
O primeiro é um 1.5 com injeção direta de 126 cv e 15,8 kgfm de torque. Já as configurações mais caras vêm com propulsor turbo que rende 177 cv e 24,5 kgfm. O câmbio é sempre automático do tipo CVT.