Barra de Cotações
📅 Última atualização: sex., 07.11.25 – 21h10
💵 Dólar: R$ 5,336 ↘ (0,22%) | 💶 Euro: R$ 6,174 ↗ (0,01%) | 💷 Libra: R$ 7,043 ↗ (0,23%) | 🪙 Bitcoin: R$ 551.145,13 ↗ (1,65) | ⛓️ Ethereum: R$ 18.321,93 ↗ (0,03%) | 🌕 Litecoin: R$ 545,21 ↗ (0,45%) | 🚀 Solana: R$ 862,24 ↘ (0,01%) 💵 Dólar: R$ 5,336 ↘ (0,22%) | 💶 Euro: R$ 6,174 ↗ (0,01) | 💷 Libra: R$ 7,043 ↗ (0,23%) | 🪙 Bitcoin: R$ 551.145,13 ↗ (1,65%) | ⛓️ Ethereum: R$ 18.321,93 ↗ (0,03%) | 🌕 Litecoin: R$ 545,21 ↗ (0,45%) | 🚀 Solana: R$ 862,24 ↘ (0,01%)
Movimento no Shopping Leblon na Black Friday — Foto: Marcia Foletto/Agência O Globo

Os criminosos estão de olho nos hábitos digitais de consumo dos brasileiros para explorar as vulnerabilidades e aplicar golpes. É o que mostra um levantamento da Serasa Experian que apontou que os produtos de beleza lideraram tanto o volume de compras, como as tentativas de fraude no mês de novembro e durante a Black Friday de 2024. Somente na semana do evento, o segmento concentrou 25,5% do total de pedidos dentro da própria categoria. Em paralelo, a categoria respondeu por 16,8% das fraudes evitadas durante o evento.

Logo atrás de ‘beleza’, que somou mais de 659 mil pedidos no período da Black de 2024, estão:

Levantamento

Para o levantamento, a Serasa Experian tomou como base a análise de 5,2 milhões de transações entre 28 de novembro e 1º de dezembro do ano passado. Assim, foram interceptadas 32,4 mil tentativas de fraude, o que evitou prejuízos de R$ 51,8 milhões para consumidores e empresas.

Ainda mais, em termos proporcionais, a categoria de eletrodomésticos concentrou 22,2% das tentativas de fraude registradas em novembro durante o evento. Foram seguidas por celulares (21,2%) bem como beleza (17,7%). Confira as cinco categorias com mais ocorrências no período:

Categorias com mais tentativas de fraude na Black Friday, segundo Serasa Experian — Foto: Serasa Experian

A taxa de golpes do estudo se refere às compras identificadas como fraudulentas, ou seja, realizadas com dados de terceiros, cartões clonados, informações divergentes do titular, ou ainda dispositivos previamente associados a práticas de fraude. Parte delas é detectada pela Serasa, cujos serviços antifraude são contratados pelas empresas. Enquanto isso, outras são identificadas pelos bancos e e-commerces e reportadas para a Serasa Experian.

Conforme Rodrigo Sanchez, diretor de autenticação e prevenção a fraude da Serasa Experian, os golpistas seguem o rastro do consumo com precisão e agem em categorias de alta demanda para aproveitar possíveis brechas. “Embora as tentativas de golpe ocorram o ano todo, datas promocionais como a Black Friday, que hoje já é uma das mais relevantes para o e-commerce no Brasil, concentram ataques com potencial de causar grandes prejuízos a consumidores e empresas”, afirma ele.

Fraudes miram produtos de alto tíquete médio no e-commerce

Entre os produtos mais comprados e atacados, um modelo de console de videogame liderou o ranking de tentativas de fraudes, com mais de 4,2 mil pedidos analisados. Movimentou assim R$ 14,8 milhões em vendas e potencial de prejuízo em R$ 790,8 mil, sendo o maior valor individual registrado.

Enquanto isso, os notebooks foram os produtos com maior tentativa de fraude registrada em relação ao total de compras, com 10,5% das transações barradas por tecnologias de prevenção à fraude.

Ainda mais, um modelo de Air Fryer, item mais vendido da data em volume de pedidos, também apareceu entre os alvos mais recorrentes. Teve R$ 74,6 mil em fraudes evitadas.

Valor Investe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *