Voa Brasil – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), explicou detalhes do programa em entrevista à CNN nesta quinta-feira, 25 de julho.
O ministro afirmou que o programa, lançado na quarta-feira, 24 de julho, será estendido para estudantes na segunda fase, prevista para o primeiro semestre de 2025.
“A gente tá trabalhando, agora no segundo semestre, para organizar a segunda fase do programa, que será para estudantes do Brasil. Avaliamos a possibilidade de alunos do Pronatec, do Prouni, e outros segmentos da juventude brasileira”, disse o ministro.
“A gente está dialogando com o Ministério da Educação para quando essa segunda etapa estiver estruturada, a gente poder também incluir a segunda fase do Voa Brasil.” E afirmou: “Nossa ideia é anunciar no primeiro semestre de 2025”.
Costa Filho deu as informações em entrevista ao Live CNN, exibido de segunda a sexta a partir das 9h.
Voa Brasil: funcionamento do programa
Durante a conversa com as jornalistas Elisa Veeck, Basília Rodrigues e Clarissa Oliveira, o ministro também deu mais detalhes sobre o funcionamento do Voa Brasil na primeira fase do programa, iniciada na quarta-feira para aposentados após uma série de adiamentos.
“O programa Voa Brasil vai utilizar a ociosidade das companhias aéreas. Dos 100% da aviação brasileira, entre 15% a 20% nós temos voos ociosos. Ou seja, o voo vai com 85%, 90% de sua capacidade”, explicou. “É nessa ociosidade que as [companhias] aéreas estão disponibilizando essas passagens para ofertarem para a população.”
Costa Filho também garantiu que o programa “não tem nem um real de recursos públicos”. Justamente por operar a partir da ociosidade de lugares nos voos.