O álcool, muitas vezes, é associado a momentos de prazer, descontração e socialização. No entanto, uma pesquisa conduzida pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) revela que, para o público de 18 a 34 anos, além desses incentivos, existem também medos que os fazem refletir antes de consumir bebidas alcoólicas.

De acordo com Mariana Thibes, coordenadora do CISA, a socialização, a participação em eventos e festas são motivos frequentes para o consumo de álcool. Entretanto, o medo do julgamento, de passar vergonha ou de ter um comportamento inadequado também influenciam as decisões dos jovens.

A pesquisa abordou diversas razões que levam a consumir bebidas alcoólicas, com destaque para a socialização, a busca por relaxamento e o aspecto cultural. Por outro lado, os receios em relação ao consumo excessivo incluem o temor de falar algo impróprio. Também de entrar em contato com ex-parceiros durante momentos de embriaguez e de perder a reputação.

Pesquisa sobre álcool

Segundo a pesquisa, muitos jovens não compreendem o que é um consumo moderado de bebidas alcoólicas, com 75% dos consumidores abusivos acreditando que estão dentro de um padrão moderado. Esse equívoco é preocupante, visto que o consumo abusivo de álcool pode desencadear uma série de consequências negativas para a saúde.

É importante ressaltar que não existe um limite seguro para o consumo de álcool, embora, em geral, uma dose por dia para mulheres e até duas doses para homens dificilmente tragam prejuízos à saúde, desde que inseridas em um estilo de vida saudável. Porém, situações como dirigir sob efeito de álcool, uso durante a gravidez, por menores de idade ou por pessoas com condições de saúde que possam ser prejudicadas pelo álcool devem ser absolutamente evitadas.

“Beber é uma escolha. Se a pessoa optar por beber, que o faça com moderação”, ressalta Arthur Guerra, psiquiatra e presidente-executivo do CISA. É fundamental que a população esteja informada sobre os riscos associados ao consumo de álcool e adote hábitos saudáveis em relação ao seu consumo.

Blog do Halder

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