Alison Pickering
Jovem universitária morre ao comer prato com ingredientes alergênicos não informados no cardápio do restaurante — Foto: Reprodução/Facebook/Instagram

A poucos dias da formatura na universidade, a jovem norte-americana Alison Pickering resolveu ir comer em um restaurante que ela já conhecia. Ela pediu um prato que já havia comido diversas vezes, mas sentiu que algo estava diferente – após as primeiras mordidas, a jovem de 23 anos passou mal e chegou a ser socorrida, mas morreu logo depois. O prato em questão havia passado por uma atualização de receita, com o acréscimo de amendoim, que não estava descrito no cardápio. O caso aconteceu em maio de 2023, mas, revelaram esta semana.

Alison Pickering e mudança da receita

Em entrevista recente à CBS News, a mãe de Alison, Joy Pickering, contou que a jovem escolheu ir ao restaurante Newton’s Saddlerack, em Stephenville, no Texas, com a família por já ter comido lá antes. Ela optou pelo prato “mahi-mahi”, que também já havia consumido em outra ocasião. No entanto, nem Alison nem os garçons sabiam que a receita do prato havia sido modificada. Adicionaram um molho à base de amendoim. O restaurante afirma que o staff sabia das mudanças.

“Ela deu algumas mordidas e percebeu que algo estava errado. Ela tomou EpiPen [medicamento usado em reações alérgicas agudas]. A ambulância chegou. Ela realmente andou até a ambulância falando com eles, mas em algum lugar no caminho, as coisas pioraram”, diz Grover Pickering, pai da jovem.

Antes de se formar

A declaração da morte de Alison foi realizada poucos dias antes de sua formatura na Tarleton State University, em Stephenville. “Apesar da nossa tristeza, estamos determinados a honrar a memória de Alison, conscientizando sobre a necessidade crítica de transparência no setor de restaurantes”, afirma a mãe da vítima.

Alison Pickering
Grover, Alison e Joy Pickering — Foto: Reprodução/Facebook

Em complemento, ela reforça: “Revelar alérgenos anafiláticos claramente conhecidos, como amendoim ou molho de amendoim, é simples e não tem custo para os restaurantes, mas é uma questão de vida ou morte para os clientes.”

Dessa maneira, a família espera colaborar com a Associação de Restaurantes do Texas para expandir os processos de treinamento e melhorar a comunicação sobre alergias alimentares no setor gastronômico, além de reforçar a importância de informar claramente a presença de ingredientes alergênicos em todos os pratos do cardápio.

À imprensa internacional, o restaurante Newton’s Saddlerack contesta as afirmações de que a equipe não sabia da mudança dos ingredientes do “mahi-mahi”. E ainda reforça que não falará sobre o tema enquanto o caso estiver em processo judicial.

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