Os enigmas matemáticos não visam apenas entreter os fãs da matemática e dos desafios intelectuais, mas também aumentar o interesse dos alunos por esta área, uma vez que podem ser praticados a qualquer hora do dia, não apenas nas salas de aula, como explica reportagem da BBC. Além disso, pode trazer benefícios, como melhorar a concentração, fortalecer o pensamento crítico, as habilidades de resolução de problemas, o pensamento estratégico, as habilidades de comunicação ao resolvê-lo em grupo e desafiar as crianças a pensar de forma criativa e inovadora, de acordo com o portal “Hello Learning Resources”.
Existe um quebra-cabeça matemático que desafia até mesmo alguns dos alunos mais inteligentes e diligentes das universidades mais prestigiadas do mundo, no qual devem fazer operações de multiplicação, divisão, adição e subtração, mas tem um truque que poucos percebem.
O problema matemático a resolver é o seguinte: “Quanto é 10 + (10 x 10) – 10/10?” Antes de dar a resposta, tente resolvê-lo sozinho para testar seu conhecimento dos exercícios matemáticos e comparar com a forma como deve ser resolvido.
Os especialistas explicam que a solução é um número que quase ninguém acerta, já que 90% dos estudantes de Harvard não conseguem obter o resultado correto, mas é possível saber seguindo o passo a passo.
A primeira coisa que você deve fazer é resolver a multiplicação “(10×10)”, cujo resultado é 100. Depois disso, resolva a divisão “10/10”, da qual deverá obter o número 1. Em seguida, você deve adicionar o número restante ao 100, o que deve resultar em 110.
Porém, a etapa final é onde alguns tendem a falhar, pois devem pegar o 110 e subtrair dele o número 1, o que dará o resultado 109. A razão pela qual você deve subtrair esse dígito é porque, ao fazer o cálculo, ainda sobra a subtração do “1” resultante da operação “10/10”.
Isso se deve à lei dos sinais, que explica que, se eles forem iguais, o resultado deve ser positivo, mas se forem diferentes a solução deve ser negativa ou, em outras palavras, os sinais de igual são somados e os diferentes são subtraídos.