Quem acorda cedinho já percebeu a queda de temperatura no Ceará nos últimos dias, mas a cidade de Aiuaba, no interior do estado, foi longe demais. Os termômetros do município marcaram 11,4ºC nesta quinta-feira, 25 de julho, a menor temperatura do estado desde que a Funceme passou a registrar esses dados, nos anos 1980.

No dia 1º de julho, Aiuaba já tinha registrado aquela que tinha sido, até agora, a menor temperatura de 2024 no Ceará: 13,7 °C. Contudo, nesta quinta-feira, 24 dias depois, as temperaturas voltaram a cair na cidade e, às 6 horas da manhã, os termômetros da cidade marcaram os 11,4ºC.

Além de Aiuaba, o município de Parambu, localizado na mesma região, apresentou 12,9°C, a segunda menor entre as mínimas históricas do estado. As duas cidades estão localizadas no sul do Ceará, na região do Sertão dos Inhamuns.

No Ceará: São Bentinho também fez muito frio

São Benedito foi outra onde muita gente passou frio: às 2h da madrugada, a temperatura na cidade foi de 14,9ºC. A cidade fica na Serra da Ibiapaba.

De acordo com a Funceme, o mês de julho no estado do Ceará costuma ter as menores temperaturas mínimas. Isso quando comparado aos demais meses do ano. O frio que chegou a Aiuaba também atingiu outros municípios cearenses.

Na última quarta-feira, 24 de julho, a capital cearense, Fortaleza, registrou aquela que tinha sido sua menor temperatura do ano, 21,8ºC.

No entanto, às 6 horas da manhã desta quinta-feira, 25 de julho, horário em que foi registrada a mínima histórica no interior, a cidade de Fortaleza registrou uma temperatura ainda menor que no dia anterior: 21,6ºC.

Conforme a Funceme, a queda na temperatura dos municípios está relacionada com o período do inverno do hemisfério sul, que teve início no dia 20 de junho. Segundo o órgão, as temperaturas mais baixas ocorrem por causa da menor incidência de radiação solar.

Além disso, as cidades que registraram as mínimas históricas apresentaram uma madrugada de céu limpo. Tal condição que faz com o calor se dissipe mais facilmente e permite temperaturas mais amenas.

Por fim, a Funceme destaca que o deslocamento de uma massa de ar menos aquecida favoreceu o registro das mínimas históricas nas regiões.

G1 CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *