O cantor Chrystian, que formou a famosa dupla sertaneja Chrystian e Ralf, faleceu então na noite desta quarta-feira, 19 de junho, aos 67 anos. Chrystian estava internado em um hospital de São Paulo. A família confirmou a morte por meio de uma nota oficial.

O velório de Chrystian começou às 11h em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, reunindo familiares, amigos e fãs. “É muito triste, é inexplicável. A gente fica muito sentido”, lamentou então Ralf, um dos primeiros a chegar. O cantor deixa dois filhos, fruto de seu casamento com a influencer Key Vieira, com quem estava há 29 anos. Na década de 80, Chrystian foi casado com a cantora Gretchen.

A assessoria do cantor informou que Chrystian foi hospitalizado após ser diagnosticado então “com uma condição médica que exige repouso imediato e tratamento especializado”. O Hospital Samaritano divulgou que a causa da morte foi decorrente de pneumonia agravada por comorbidades. “O motivo do óbito foi choque séptico (infecção generalizada) em decorrência de pneumonia agravada por comorbidades. A instituição se solidariza com os familiares e amigos”, declarou então o hospital em nota.

Em fevereiro deste ano, Chrystian foi então internado no Hospital do Rim, em São Paulo, após ser diagnosticado com rim policístico. Ele chegou a se preparar para um transplante de rim, cuja doação seria feita pela esposa, Key Vieira. No entanto, a cirurgia foi adiada para o final de 2024 devido à necessidade de um cateterismo pré-operatório. “Esse procedimento exige o uso de uma medicação para afinar o sangue, por seis meses, e durante este tratamento não é permitido que seja realizada uma cirurgia”, informou a equipe do artista à época.

Carreira de Sucesso

Chrystian iniciou sua carreira ainda na infância. Nascido então José Pereira da Silva Neto, ele começou a se apresentar em um clube de Goiânia aos 6 anos, onde ainda era chamado de Zezinho. O sucesso na cidade foi tão grande que Chrystian ganhou um programa de televisão, “Pinguinho de Gente”. Nos anos seguintes, ele e seu irmão mais novo começaram a sonhar em formar uma dupla sertaneja.

Diante das oportunidades, a família decidiu levar os garotos para São Paulo. Segundo a biografia do artista, a mudança foi complicada, e os meninos enfrentaram então muitas dificuldades. “Para não passarem fome, pegavam as sobras de arroz e feijão das calçadas da zona cerealista, no bairro do Brás. Eles varriam os cereais, juntavam e levavam para a mãe cozinhar.” Todos os dias, o pai das crianças levava a dupla para a porta da TV Bandeirantes, em busca de uma chance. Contudo a insistência deu certo, e os dois se apresentaram em um programa de Vicente Leporace, conseguindo um contrato.

Em 1973, Chrystian emplacou então um grande sucesso com a gravação “Don’t Say Goodbye”, que fez parte da trilha sonora da novela “Cavalo de Aço”, da TV Globo. No início da carreira, ele era obrigado pelas gravadoras a cantar em inglês, muitas vezes aparecendo quase como um cantor “fantasma”. Ele gravou outros temas de novela, como “More Than You Know” e “Love’s a Dream”.

A Dupla Chrystian e Ralf

A virada para o sertanejo aconteceu então no início dos anos 1980. Os irmãos lançaram o primeiro disco em 1983, com regravações, alcançando o disco de ouro. Na década de 1980, gravaram então a canção “Amargurado” com Tião Carreiro e conseguiram o disco de platina com o álbum “Chrystian e Ralf”. Em 1988, lançaram a música country “Saudade”, um dos temas da novela “Pacto de Sangue”, da TV Globo.

Nos anos 1990, Chrystian e Ralf comemoraram então 10 anos de carreira com uma turnê pelo Brasil. Em 1996, gravaram a canção “Minha Gioconda” com Agnaldo Rayol, tema da novela “O Rei do Gado”. A dupla teve papel fundamental no combate à pirataria, desenvolvendo o “Semi Metalic Disc” (SMD), que ajudou a reduzir o preço dos álbuns. Ao longo da carreira, lançaram 20 álbuns, DVDs e coletâneas. A separação definitiva ocorreu em 2021.

A família de Chrystian divulgou então uma nota emocionada: “Com imenso pesar, a família e a equipe de Chrystian comunicam o falecimento do nosso querido esposo, pai e artista. Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos. Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil. Agradecemos de coração todo o apoio, carinho e respeito que recebemos dos fãs, amigos e colegas de profissão. Chrystian viverá para sempre em nossos corações e através de sua música, que continuará a inspirar e emocionar a todos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *