O Ministério da Gestão de Inovação em Serviços Públicos anunciou então nesta quinta-feira, 23 de maio, a nova data para a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU). A prova, que será aplicada no dia 18 de agosto, contará com a participação de 2,1 milhões de candidatos. Em breve, o cronograma completo será divulgado.

Conhecido como o “Enem dos concursos”, o exame estava inicialmente previsto para ocorrer no dia 5 de maio. No entanto, foi adiado devido à situação de calamidade no Rio Grande do Sul, que foi devastado por chuvas e enchentes no início do mês. Cerca de 80 mil inscritos são provenientes desse estado.

De acordo com o ministério, todos os 18.757 malotes de provas foram recolhidos em todo o Brasil e levados para um local seguro. A verificação dos malotes foi realizada então por uma rede de segurança composta pelas polícias Federal e Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional, Secretarias de Segurança Pública Estaduais, além da Fundação Cesgranrio e dos Correios.

O CNPU oferece um total de 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos da administração pública federal. O Ministério da Gestão iniciará diálogos institucionais para definir os locais de prova, priorizando a manutenção dos locais definidos anteriormente.

Especificamente no Rio Grande do Sul, o objetivo é garantir o acesso dos candidatos inscritos no estado. O cartão de confirmação de inscrição, contendo detalhes sobre os locais das provas, será divulgado no dia 7 de agosto. O documento estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da internet onde foi feita a inscrição, e o login deve ser realizado com os dados da conta GOV.BR.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *