De acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 27, o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) está tecnicamente empatado com o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Datena, que tem então 17% das intenções de voto, aparece pela primeira vez dividindo a liderança com Nunes e Boulos, que têm 22% e 21%, respectivamente. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 25 de junho, com entrevistas presenciais com 1.002 eleitores paulistanos, e tem um índice de confiabilidade de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-08653/2024.

Cenários Alternativos

A Quaest também pesquisou outros cenários eleitorais. Em um cenário sem a candidatura de Pablo Marçal, Nunes lidera com 25%, seguido por Boulos com 23% e Datena com 19%. Quando Kim Kataguiri é retirado da disputa, Nunes mantém a liderança com 24%, Boulos tem 23%, Datena fica com 16% e Marçal aparece com 11%.

Em um cenário sem Datena e Marçal, Nunes amplia a vantagem, alcançando 28%, enquanto Boulos tem 24% e Tabata Amaral pontua 13%. No quarto cenário, sem as candidaturas de Datena, Marçal e Tabata, Nunes lidera com 30%, seguido por Boulos com 25% e a economista Maria Helena com 10%.

Possíveis Cenários de Segundo Turno

Nunes tem vantagem sobre Boulos em um possível segundo turno, com 46% das intenções de voto contra 34% do deputado. Contra Marçal, o prefeito possui 48% das intenções, comparado a 22% do coach. No entanto, contra Datena, Nunes tem uma vantagem menor, com 43% das preferências, enquanto o apresentador tem 34%.

Em um confronto direto entre Datena e Boulos, o apresentador do PSDB possui 43% das intenções, enquanto Boulos tem 35%. No cenário onde Boulos enfrenta Marçal, o deputado do PSOL tem 41% das intenções, enquanto o coach possui 30%.

Rejeição dos Candidatos

Datena é o candidato mais rejeitado entre os eleitores paulistanos, com 51% afirmando que não votariam nele. Boulos é rejeitado por 41% dos eleitores, enquanto 38% não votariam em Nunes. Apesar da alta rejeição, Datena tem 39% dos eleitores dispostos a votar nele, enquanto 35% consideram votar em Boulos e 39% em Nunes.

Grupos de Eleitores

Entre os eleitores de São Paulo, Ricardo Nunes se sai melhor entre os que possuem mais de 60 anos (31% das intenções de voto) e os católicos (27%). Guilherme Boulos tem uma preferência significativa entre os eleitores com ensino superior (29%) e aqueles de religiões diversas do catolicismo e protestantismo (33%). Datena é mais popular entre os que ganham até dois salários mínimos por mês (26%), enquanto Pablo Marçal é preferido por 14% dos paulistanos que ganham mais de sete mil reais.

Lula e Bolsonaro na Disputa

A metade dos paulistanos prefere que o próximo prefeito seja independente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para 29%, é importante que o prefeito seja aliado de Lula, enquanto 19% veem com bons olhos uma proximidade com Bolsonaro.

Guilherme Boulos é o candidato apoiado por Lula, com 37% dos eleitores do petista indicando que votarão no deputado no primeiro turno. Datena e Nunes são as escolhas de 18% e 15% dos eleitores de Lula, respectivamente. Nunes, candidato de Bolsonaro, tem 34% dos votos dos eleitores do ex-presidente, seguido por Marçal com 20% e Datena com 17%.

Essa pesquisa reflete um cenário eleitoral acirrado e dinâmico, com Datena surgindo como um competidor forte ao lado de Nunes e Boulos na corrida pela Prefeitura de São Paulo.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *