Sistema havia sido lançado com dados parciais no dia 17 de março – Foto: Reprodução

A Receita Federal libera nesta terça-feira, 1 de abril, o modelo completo automatizado da declaração pre-preenchida do Imposto de Renda de 2025. A declaração facilita muito a vida do contribuinte porque traz já grande parte dos dados necessários (mas é sempre bom conferir um por um com os documentos necessários para fazer o IRPF).

Uma parte dos dados da pre-preenchida já havia sido liberado então no dia 17, quando começou o prazo para os contribuintes preencherem e enviarem a declaração. Segundo a Receita Federal, não foi possível disponibilizar todos os dados neste primeiro momento por causa de problemas de ordem técnica.

O prazo para enviar a declaração vai até o dia 30 de maio.

O que já foi liberado

O primeiro lote de dados, que já pode ser acessado, contém:

O que será disponibilizado

No segundo lote, previsto então para 1º de abril, liberarão informações sobre:

Entre as novidades para 2025, conforme a Receita Federal, a pré-preenchida vai conter dados de contas bancárias abertas pelos contribuintes no exterior (com nome do titular da conta e o país em que os valores estão alocados). Apenas liberarão essas informações, porém, no 1º de abril.

O que é a pré-preenchida?

O modelo pré-preenchido permite ao contribuinte iniciar sua declaração de IR com diversos campos já preenchidos automaticamente. Dessa forma, importam essas informações da declaração do ano anterior, do carnê-leão e de dados fornecidos por terceiros, como fontes pagadoras, instituições financeiras e prestadoras de serviços médicos. Assim sendo o contribuinte pode economizar tempo e reduzir a probabilidade de erros ao preencher sua declaração.

A pré-preenchida vem sendo ainda mais utilizada pelos contribuintes. Em 2024, 41,5% das declarações enviadas à Receita Federal utilizaram o modelo automatizado. A expectativa da Receita é que, neste ano, a participação da pré-preenchida suba para 57%.

Para a Receita Federal, não haverá prejuízo aos contribuintes que aguardarem pelas informações completas, em 1º de abril, pois ainda há dois meses de prazo para entregar a declaração.

Restituição

As restituições do Imposto de Renda 2025 começam então a ser pagas no final de maio, com cinco lotes de pagamentos. Idosos com mais de 80 anos terão prioridade, seguidos por idosos com mais de 60 anos, deficientes, bem como pessoas com doenças graves, contribuintes do magistério e quem usou o modelo pré-preenchido.

Calendário dos pagamentos:

Quem precisa a declarar?

A Receita Federal tem a expectativa de receber neste ano cerca de 46,2 milhões de declarações, assim sendo uma alta de 6% em relação ao número de entregas em 2024.

InvestNews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *