O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou uma mudança paradigmática na abordagem do governo em relação aos desastres climáticos no país. O desastre ocorrido no Rio Grande do Sul, que causou a morte de 161 pessoas até o momento, serviu de catalisador para essa nova postura.

Lula destacou que a tragédia no RS alterou a forma como o governo lidará com futuras crises climáticas em qualquer estado do país. Ele afirmou: “O que nós fizemos no Rio Grande do Sul não é só para o Rio Grande do Sul, qualquer crise climática que tiver em algum estado nós estamos obrigados a fazer igual ou melhor do que fizemos no Rio Grande do Sul”.

A CNM organiza o evento, conhecido como “Marcha dos Prefeitos”, e espera receber mais de 10 mil gestores até quinta-feira, 23 de maio.

Situação dos desastres no RS

Diante da situação no Rio Grande do Sul, o governo federal anunciou uma série de medidas para auxiliar na reconstrução do estado, incluindo a liberação de quase R$ 52 bilhões em medidas de crédito, suspensão do pagamento da dívida estadual com a União por três anos, repasse de auxílio financeiro às famílias afetadas, compra de residências para os desabrigados e liberação de crédito para ações emergenciais.

Durante a abertura da marcha, anunciaram a criação do Consórcio Nacional de Municípios. Uma ferramenta que visa garantir recursos, transparência e gestão para enfrentar questões relacionadas ao clima.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite as centenas de ofertas, R$9 milhões em cupons e frete Grátis