Dois brigadistas morreram após serem cercados por fogo ao tentarem conter um incêndio florestal, na segunda-feira, 23 de setembro, em Uruçuí, no Sul do Piauí. Ainda não se sabe como e quando o incêndio começou. A Polícia Civil do Piauí investiga o caso.
As vítimas identificadas como José Almir Portugal de Macedo, de 51 anos, faleceu no local, e Edinelson Maciel de Oliveira, de 30 anos (socorrido, mas morreu no hospital com queimaduras severas). José Almir era brigadista há 8 anos e Edinelson há quatro.
Conforme o chefe da brigada de Uruçuí, Adailton Borges, José Almir chefiava uma equipe de cinco brigadistas que tentavam controlar o incêndio. Ele e Edinelson se afastaram poucos metros do restante da equipe e acabaram sendo cercados pelo fogo.
“A posição do vento mudou muito rápido e, infelizmente, dois dos nossos homens foram cercados. O restante da equipe conseguiu se salvar”, explicou Adailton.
O delegado Wanderlan Nunes afirmou que requisitou perícias médicas nas vítimas e no local. Sendo assim, os laudos periciais devem integrar o inquérito do caso.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) auxiliou no combate aos incêndios na região, mas, o órgão afirmou que não teve acionamento para a ocorrência que vitimou os brigadistas.
Conforme familiares, além de fazerem parte da brigada municipal, José Almir era mototaxista e pastor de uma igreja evangélica e Edinelson trabalhava em uma fábrica de refrigeração.