Paris (França) – Um dos mais épicos duelos do tênis profissional masculino pode acontecer logo na segunda rodada do torneio olímpico de Paris. O sorteio realizado nesta quinta-feira abriu chance de Novak Djokovic e Rafael Nadal se cruzarem pela primeira vez em mais de dois anos. Este é o confronto de maior repetição na Era Profissional, com 59 confrontos realizados e vantagem mínima do sérvio de 30 vitórias.

Elevado à condição de cabeça 1 com a desistência do italiano Janik Sinner, Djokovic estreará com grande favoritismo contra o australiano Matthew Ebden, que não é especialista no piso de saibro, enquanto o campeão olímpico de 2008 pode ter maior dificuldade diante do húngaro Marton Fucsovics, tenista de 32 anos e 83º do ranking. Os dois jogos são inéditos no circuito.

A sequência para Djokovic ou Nadal prevê dificuldade também nas oitavas de final, caso o jovem francês Arthurs Fils, vencedor neste domingo no ATP 500 de Hamburgo, aproveite o bom momento e se inspire no maciço apoio da torcida local. O principal desafio para Fils, agora top 20 do ranking, é o italiano Matteo Arnaldi na primeira fase.

No caso de quartas de final, os potenciais adversários são o grego Stefanos Tsitsipas, que não vive grande momento mas já foi finalista em Roland Garros, quando chegou a ter dois sets de vantagem sobre Djokovic, ou o saibrista argentino Sebastian Baez, adversário do cearense Thiago Monteiro na primeira rodada. O argentino ganhou quatro dos cinco cruzamentos com Monteiro, sendo dois em nível ATP (Rio e Santiago) e dois em nível challenger (Campinas e Buenos Aires), enquanto o brasileiro ganhou no Rio de 2022.

Duelo será raro para Djokovic e Nadal

Com exceção aos encontros acontecidos em fases eliminatórias do ATP Finals ou na Copa Davis, Djokovic e Nadal jamais se enfrentaram antes de quartas de final desde o primeiro duelo, realizado lá mesmo em Roland Garros, nas quartas de 2006.

Os dois voltariam a se cruzar no Slam de Paris nas semifinais de 2007 bem como em 2008 e 2013 e ainda nas finais de 2012, 2014 e 2020, todos vencidos pelo canhoto espanhol. O sérvio enfim conseguiu derrotar Rafa nas quartas de 2015 e na semi de 2021.

A 59ª e mais recente batalha entre eles aconteceu também em Roland Garros, nas quartas de final de 2022, com vitória de Nadal por 6/2, 4/6, 6/2 e 7/6 (7-4).

Do total de 28 jogos realizados no saibro, Nadal ganhou 20.

Tenis Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *